Rio das Ostras continua com manutenção dos piscinões para reduzir impactos das chuvas

Rio das Ostras continua com manutenção dos piscinões para reduzir impactos das chuvas

Translator

 

Trabalho permanente beneficia localidades da zona sul da Cidade

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), segue com o trabalho de limpeza e manutenção das Bacias de Detenção – os chamados “piscinões” – na localidade de Cidade Praiana. A ação, que teve início no mês de março, já demonstrou sua importância nos recentes episódios de chuvas intensas, reduzindo consideravelmente os pontos de alagamento na região.

Nesta terça-feira, 15 de abril, foi iniciada a limpeza da segunda bacia, localizada na Rua Goiás, em mais uma etapa da parceria com o Programa Limpa Rio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O serviço foi acompanhado pelo presidente do SAAE, Maycon Prata. A primeira bacia a receber os trabalhos foi a da Rua Pacífico Jardim.

As intervenções incluem a retirada de vegetação, areia e sedimentos acumulados ao longo dos anos, que comprometem em até 70% a capacidade de retenção das águas. Esse material retirado dos piscinões está sendo levado para um local, devidamente autorizado pelo INEA, onde será desidratado e transportado em seguida para o aterro sanitário.

A ausência dessa manutenção vinha agravando os alagamentos em várias localidades como Cidade Praiana e Cidade Beira Mar.

Atendendo à determinação do prefeito Carlos Augusto, o município também já iniciou o processo de licitação para a compra de novas bombas para os dois piscinões, que possibilitará o retorno da operação em plena capacidade. As equipes do SAAE ainda avaliam a recuperação de componentes eletrônicos e estruturais, atualmente sucateados, para garantir o funcionamento eficiente das unidades.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.