Rio das Ostras apresenta ações que vão agilizar atendimentos aos contribuintes

Corretores de imóveis e contadores foram convidados pela Secretaria de Fazenda para conhecer equipe e projetos da nova gestão
Com o objetivo de informar sobre as ações planejadas para otimizar e agilizar os atendimentos aos contribuintes, a Secretaria de Fazenda de Rio das Ostras realizou nesta quarta-feira, dia 29, reuniões com corretores de imóveis e contadores da Cidade. Os encontros aconteceram na Câmara Municipal e o prefeito Carlos Augusto Balthazar esteve presente no horário da manhã.
“O diálogo e a aproximação com todos os setores e categorias será uma constante da nossa Administração. Queremos atuar juntos para garantir melhorias continuadas para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Durante as reuniões, o secretário de Fazenda, João Batista Gonçalves, apresentou duas lideranças de sua equipe, o gerente de Administração Tributária, Nelzir Pereira, e a assessora Luana Condack, especialista em direito tributário. O gestor enfatizou que todos os técnicos da pasta estão atuando para aprimorar os atendimentos aos contribuintes.
No horário da manhã, a reunião foi direcionada aos corretores de imóveis e, à tarde, aos contadores. Representantes dos conselhos de classe das duas categorias também estavam presentes. Os participantes puderam fazer perguntas e ter seus questionamentos respondidos pela equipe técnica da Fazenda.
DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS – O secretário de Fazenda apresentou, ainda, uma série de medidas que vão diminuir filas e garantir mais conforto. Entre essas, estão a descentralização dos serviços, com a implantação dos terminais de autoatendimento em pontos estratégicos para consulta de débitos, emissão de carnês de IPTU e guias de outros tributos.
“Queremos propor uma gestão participativa e implementar medidas para otimizar os serviços voltados aos contribuintes, priorizando o atendimento eletrônico para desburocratizar as demandas e, consequentemente, reduzir a necessidade do comparecimento presencial à secretaria”, afirmou João Batista.
Uma das primeiras medidas está sendo descentralizar a isenção e remissão de dívidas do IPTU, por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social. “Acreditamos que assim atenderemos melhor esse público, composto especialmente por idosos”, explicou o secretário de Fazenda.
PAGAMENTO ELETRÔNICO – A equipe da Secretaria de Fazenda está trabalhando para que diversos serviços sejam realizados por meio eletrônico, entre esses o recolhimento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o parcelamento de dívidas ativas. O pagamento dos tributos por PIX, cartão de crédito e débito é outra medida que logo será implementada.
Nas reuniões realizadas na Câmara foi anunciado, ainda, o desenvolvimento de um sistema que permitirá ao contribuinte gerar a sua senha de atendimento em casa, por aplicativo de celular. Assim, ele saberá o horário aproximado em que deverá chegar à Secretaria de Fazenda, evitando filas e longo tempo de espera.
PRESENÇAS – O presidente do Legislativo Municipal, Marciel Nascimento, e outros vereadores acompanharam o prefeito durante o encontro com os corretores de imóveis.