Regularização Fundiária de Rio das Ostras alcança mais de 570 títulos distribuídos

Regularização Fundiária de Rio das Ostras alcança mais de 570 títulos distribuídos

Nova entrega foi realizada na noite de quinta-feira, 27, no Centro de Cidadania

Rio das Ostras já entregou 570 títulos do Programa de Regularização Fundiária, desde 2018. O número foi alcançado na noite de quinta-feira, 27, quando mais 42 famílias receberam o documento durante solenidade no Centro de Cidadania.

Os beneficiados dessa vez são os moradores do Núcleo Urbano Regularizado – NUR-3A Âncora, que corresponde às antigas quadras 3C e 3D, do Loteamento Residencial Praia Âncora.

Autoridades municipais, representante do Legislativo, equipe da Coordenadoria de Regularização Fundiária – vinculada à Secretaria Municipal de Gestão Pública – e moradores participaram da solenidade. Bruno Valente, assessor do Gabinete, representou o prefeito Marcelino Borba e falou do compromisso da atual Administração com a entrega de títulos de propriedade.

“Somente vocês sabem o que passaram, conhecem a insegurança experimentada pela incerteza de ter a documentação que garantiria o direito de deixar o imóvel para os seus filhos e netos. Essa titulação assegura às famílias aqui reunidas maior dignidade, autonomia e reconhecimento”, concluiu Valente.

O secretário de Gestão Pública, Mário Baião, lembrou do compromisso do prefeito Marcelino com a Regularização Fundiária e agradeceu à equipe do Programa por todo o seu empenho. “Realizar essa entrega no Centro de Cidadania é importante para reforçar que somos cidadãos, com direitos e deveres”, enfatizou.

Um dos moradores que recebeu o título foi Edilson Tomaz do Nascimento, que fez questão de destacar o valor da conquista. “Hoje estou realizando um sonho. Quero agradecer ao prefeito e a toda essa equipe maravilhosa que fizeram esse sonho se tornar realidade”, afirmou.

Desde 2018, Daiane Brito aguardava com ansiedade o dia que teria o título de proprietária da casa onde mora. “Sinto uma grande alegria, como se tirasse um peso das minhas costas. Quando soube que estavam fazendo regularização, corri aqui para me inscrever e valeu a pena. Agora posso investir no imóvel porque ele é meu e dos meus filhos”, comemorou.

PRESENÇAS – Entre as autoridades presentes à solenidade estavam o coordenador da Defesa Civil, Tenente Jorge Mazzo, a coordenadora do Programa de Regularização Fundiária, Andréa Costa, e o presidente da Comissão de Regularização Fundiária e de Habitação da Câmara Municipal, vereador Rafael Pereira. A primeira-dama Adriana Borba também compareceu ao evento.

DOCUMENTAÇÃO – Os 42 moradores beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária receberam o Termo Administrativo de Reconhecimento de Posse e Moradia (TARPM), que é um documento prévio à titulação oficial junto ao Registro Geral de Imóveis da Comarca. Segundo dispõe a Lei nº 13.465/2017, nesta fase registral, serão abertas matrículas relativas a cada fração ideal identificada, para obtenção de registro de propriedade junto ao Cartório do Ofício Único de Rio das Ostras.

 

“No 29 de maio passado foi protocolada a REURB para registro no Cartório, que tem até 60 dias, prorrogáveis por igual período, para entregar o RGI desses imóveis”, explicou Andréa Costa, coordenadora da Regularização Fundiária no Município.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.