Educação de Rio das Ostras realiza V Jornada Pedagógica em junho
Evento, dias 17 e 18, oportuniza novas vivências e aprendizagens aos servidores da Rede Municipal de Ensino
A Secretaria de Municipal Educação, Esporte e Lazer promove a V Jornada Pedagógica de Rio das Ostras. Já tradicional no calendário dos profissionais da Educação, o evento terá edição extra no ano letivo de 2024, proporcionando novas vivências e aprendizagens aos servidores. Com o tema “Olhares que aproximam: Conhecer e respeitar nossas raízes faz parte do aprender!”, a Jornada será realizada nos dias 17 e 18 de junho, no Iate Clube Rio das Ostras – Rua Italiana Lourenço Cabral, 570, Boca da Barra.
Nesta edição, as palestras ficarão por conta de Bárbara Carine e Daniel Munduruku – dois grandes nomes da difusão das culturas antirracista e indígenas no Brasil. A programação será dividida em dois dias, alternada nos turnos da manhã e tarde. O público-alvo são os professores de 4º e 5º anos, além dos professores dos Anos Finais (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Ensino.
Confira a programação:
Dia 17
13h – Bárbara Carine
15h – Daniel Munduruku
Dia 18
8h – Bárbara Carine
10h – Daniel Munduruku
Inscrições – para garantir a participação na programação, os profissionais deverão realizar a inscrição no site da Secretaria (https://educacao.riodasostras.rj.gov.br), no ícone da Formação Continuada.
Para ter acesso às inscrições, o servidor precisa estar com o login ativo na plataforma Jubarte, o cadastro ativo/atualizado no E-Cidade, de acordo com a função que exerce na escola e ainda realizar o cadastro do cursista no primeiro acesso/login na página da Formação. Não serão aceitas inscrições por e-mail e não serão aceitas inscrições enviadas pelo link “Fale Conosco”, do site da Prefeitura.
PALESTRAS – As duas palestras da V Jornada Pedagógica prometem momentos de reflexão e inspiração sobre temáticas desafiadoras no cotidiano educacional.
Bárbara Carine Soares é professora, escritora, empresária, palestrante, idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Afro-brasileira Maria Felipa – primeira escola afro-brasileira do Brasil. A educadora é autora de livros como “Descolonizando saberes”, “História preta das coisas”, “História pretinha das coisas” e “Como ser um educador antirracista”, este último, dá nome à palestra que será ministrada em Rio das Ostras. Bárbara vai relatar seus 10 anos de experiência na formação de educadores e educadoras, bem como a sua vivência na idealização da Escola Afro-brasileira Maria Felipa.
Já Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia, Mestre em Antropologia Social, Doutor em Educação e possui pós-doutorado em Linguística. É fundador do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI) e um dos criadores do Encontro Nacional de Escritores e Artistas Indígenas, que existe há quase duas décadas.
Em sua palestra “Conversas Indígenas sobre o ato de educar-se”, ele traz um pouco da sabedoria indígena a fim de minimizar a falta de formação adequada dos professores para ensinar as temáticas propostas por Lei.