Encontro de Motociclista de Rio das Ostras movimenta economia e atrai turistas
Nem o alerta de chuvas anunciado para todo o Estado tirou o brilho da 27ª edição do Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras – Ostrascycle. A pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apontou um impacto positivo, injetando 5,3 milhões na economia do Município.
Durante os quatro dias do evento, a rede hoteleira da Cidade atingiu 80% de ocupação. Mais de 12% do público visitou pela primeira vez o Município e a motivação da maioria foi a participação no Ostrascycle.
A maior parte do público elegeu os shows como principais atrações do evento, seguida da organização, que motivou também mais de 85% do público, que pretende voltar a Rio das Ostras.
A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (73,4%), casado (72,3%) e tem ensino superior (62,3%). A faixa etária com mais participantes é entre 36 e 55 anos, seguida por 56 a 64 anos.
Sobre a renda familiar dos entrevistados, foi apontado que o maior público recebe de 5 a 10 salários/mês. A maioria é originária da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana e Baixada Fluminense. Em seguida, Belo Horizonte e interior de Minas Gerais.
Entre os meios de transporte usados para chegar ao Ostrascycle, como esperado, se destacou a moto (64,8%), seguida por carro próprio (33,1%). O principal meio de hospedagem dos visitantes foram os hotéis e pousadas (43,5%).
“Infelizmente a chuva desanimou alguns grupos de motociclistas que viriam de mais longe, mas com certeza, não atrapalhou ou diminuiu a animação do evento. O Ostrascycle é um dos principais eventos da cidade em atração de turistas e movimentação econômica, por isso investimos na programação e na ampliação da estrutura”, disse a secretária de Turismo, Aurora Siqueira.