Ceam de Rio das Ostras oferta serviços de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica
Rio das Ostras vem se destacando por suas políticas de garantia de direitos e empoderamento feminino, graças ao trabalho do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Ceam).
Os números de atendimento do Centro em 2023 mostram a eficácia das ações municipais voltadas para o acolhimento de mulheres que passaram por violência doméstica. Foram 346 atendimentos ao todo, sendo 136 de serviço social, 101 de psicologia, 105 direcionados para
Localizado na avenida Roberto Silveira, em Costazul, o Ceam oferece uma gama de serviços e suporte para mulheres em situação de violência doméstica, abuso sexual, entre outras formas de violência de gênero. A unidade funciona das 8h as 17h.
Com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, advogados e outros profissionais especializados, o Centro proporciona acolhimento, escuta especializada social e psicológica, orientação jurídica e encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas.
Além disso, o Ceam promove atividades socioeducativas, palestras e workshops que visam sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno dos direitos das mulheres, prevenção da violência e construção de relacionamentos saudáveis.
“Essas iniciativas não apenas possibilitam às mulheres reconhecer que estão vivenciando um ciclo de violência e defender seus direitos e de outras mulheres. Também contribuem para a desconstrução de estereótipos de gênero e a promoção da igualdade e equidade”, explica Giselly Leão, Coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Assistência Social.
Mulheres que precisarem de ajuda podem utilizar o whatsapp (22) 2771-3125, e os contatos da Patrulha Municipal Maria da Penha (22) 27715000 e da Patrulha Estadual Maria da Penha (22) 99236-6900.
AÇÕES – Em março, mês da mulher, Rio das Ostras realiza várias ações de mobilização nas unidades da Secretaria de Assistência Social e em parcerias com outras secretarias. As atividades têm o objetivo de levar informação à população, especialmente às mulheres que precisam dos serviços de atendimento especializado.