Rio das Ostras integra Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Rio das Ostras, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária e Fiscalização- Devisa, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, segue dando continuidade ao Programa Estadual de Monitoramento de Qualidade Sanitária de Alimentos- PEMQSA, iniciado em 2021, com os cronogramas de atividades e pesquisas orientados pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro- Suvisa-RJ.
As ações fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária- SNVS, que tem como objetivo aumentar o leque de produtos a cada ano, aumentando a ação de proteção e prevenção da saúde da população.
“A Vigilância está participando, cada vez mais em parceria, e a tendência é que um maior número de alimentos possa ser avaliado. Orientamos que a população fique sempre atenta aos produtos adquiridos e que, havendo características suspeitas sejam feitas denúncias na Vigilância Sanitária Municipal”, falou Israel Albuquerque, Chefe de Divisão dos Serviços de Alimentação.
PEMQSA – O Programa Estadual de Monitoramento de Qualidade Sanitária de Alimentos- PEMQSA possui fundamental importância na Vigilância Sanitária e fiscalização ativa dos alimentos disponibilizados no Município.
Por meio do monitoramento desses alimentos é possível identificar inconformidades sanitárias que podem direcionar para ações de fiscalização sanitária nas unidades produtoras e, consequentemente, reduzir a exposição aos riscos inerentes ao consumo pela população.
OBJETIVO – O programa visa o monitoramento das indústrias que produzem e/ ou comercializem alimentos no Estado do Rio de Janeiro, coordenado e Supervisionado pela Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (CVFA) da Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro (SUVISA).
As amostras são analisadas pelo Lacen-RJ, com isso, a Vigilância Sanitária de Rio das Ostras, responsável pela coleta, pode incluir os produtos circulantes do território, completando a fiscalização.
ORIENTAÇÕES E DÚVIDAS- O Devisa atende pelo número (22) 2771-9545 ou pelo e-mail: vigilanciasanitaria.
DENÚNCIAS – Para denúncias, os moradores podem entrar em contato pelo número (22) 2771-8786.