Rio+Saneamento recebe estruturas metálicas para ampliação da Estação de Tratamento de Água Rio Dourado
Investimento marca uma das mais importantes etapas na reestruturação do sistema de abastecimento do município de Rio das Ostras
Mais um grande avanço no projeto de solução definitiva do sistema de abastecimento de água de Rio das Ostras. A Rio+Saneamento recebeu, neste sábado (21/10), as carretas com duas novas estruturas metálicas na Estação de Tratamento de Água (ETA Rio Dourado), para compor as obras de ampliação da unidade, que estão em sua principal e última etapa. São novos floculadores e decantadores, pré-fabricados no Sul do país, que vão garantir maior capacidade e melhor distribuição de água em todo o município.
De acordo com o superintendente regional da Rio+, Christian Portugal, após uma sequência de melhorias nas unidades operacionais realizadas no decorrer do primeiro ano de operações em Rio das Ostras, e da construção da nova adutora do Contorno iniciada em janeiro, a concessionária começou, há um mês, as obras de ampliação da ETA Rio Dourado. As atividades seguem dentro do planejamento para trazer um sistema de abastecimento mais robusto e eficiente já no próximo verão.
“Em breve, vamos receber mais dois módulos para completar essa base de floculadores e decantadores, que integram um processo importante da produção na Estação de Tratamento. É um marco para a cidade, pois essa obra faz parte de um projeto maior que desenvolvemos para solução definitiva do sistema de abastecimento. Com a chegada dessas estruturas, vamos conseguir mais vazão e aumentar a capacidade da produção, neste primeiro momento, de 360 l/s para 510 l/s”, informou Christian.
Ainda segundo o superintendente, desde o início das operações no município, os investimentos da concessionária são destinados às ampliações de todas as etapas do processo de tratamento e distribuição de água, que vão da captação no Rio Macaé até o produto final chegando na casa dos clientes. “As unidades operacionais estão sendo ampliadas e temos outras intervenções realizadas nas adutoras da cidade. Por meio de muitos estudos e monitoramento 24h do sistema, vimos de uma forma mais globalizada, a necessidade de investir na parte de infraestrutura e outras melhorias, para mudarmos em definitivo a concepção do sistema de abastecimento em Rio das Ostras, trazendo um futuro com mais quantidade e regularidade de água para toda a população de Rio das Ostras”, completou.
Além dos floculadores (onde há a formação de flocos responsáveis por remover as impurezas da água) e dos decantadores (equipamentos utilizados na remoção de partículas sólidas ou lodo presentes na água), a Rio+Saneamento ainda está construindo novos filtros em concreto armado, que também ajudam a aumentar a capacidade de produção da unidade e, após esta etapa, será realizada a construção hidráulica da nova ilha de armazenagem destinada aos produtos químicos para tratamento da água e a instalação de quatro conjuntos geradores de energia para toda a Estação.
O lançamento das estruturas metálicas simboliza um avanço fundamental para todo o sistema de abastecimento de água e isso foi celebrado também na sexta-feira (21/10), na própria ETA Rio Dourado, com a presença de gestores públicos e representantes de instituições importantes, como INEA (Instituto Estadual do Ambiente); SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras); Câmara Municipal; PROCON e Defesa Civil de Rio das Ostras, que foram conhecer de perto o projeto e outras ações de melhorias que vêm sendo realizados pela Rio+ no município.