Programa de Saúde Animal estende vacinação em Rio das Ostras
Além da imunização, município realiza serviços de controle de natalidade e sanidade dos animais e promove adoções
Nos dias 12 e 13 de setembro, o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal (PSA), da Prefeitura de Rio das Ostras, vacinou cerca de 150 eqüídeos (cavalos e mulas) contra a raiva. Para atender toda a área urbana, a equipe vai estender a vacinação. Além do controle da sanidade, o programa realiza uma série de serviços, desde o controle de natalidade de cães e gatos, até apreensão de animais de grande porte, para evitar acidentes.
A equipe percorreu os pontos de carroceiros desde o Recreio até Cidade Praiana, atendendo aos animais de tração. No sábado, foi a vez dos animais de sela em Nova Cidade, Recanto e Palmital. O programa da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca vai continuar a vacinação em pontos estratégicos da cidade. Na área rural, a vacinação anti-rábica aconteceu em março deste ano.
Ação abrangente – Além da imunização contra raiva, o Programa de Saúde e Bem-Estar Animal também é responsável pela apreensão de animais de grande porte, encontrados vagando pela cidade.
O programa cuida ainda dos animais domésticos, como cães e gatos, oferecendo gratuitamente serviço de registro e identificação – via microchip -, e cirurgia de esterilização.
Promove também a adoção de cães e gatos abandonados ou vítimas de acidentes nas ruas, que são recolhidos e tratados pela equipe técnica do programa. Os bichos são vermifugados, vacinados e encaminhados à adoção, desde que saudáveis, na própria sede do PSA e em eventos como "Dia de Adoção". Para mais informações, o telefone do PSA é 2771-2351.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social