Guarda Civil Municipal trabalha conscientização no trânsito em Rio das Ostras
Ação tem como objetivo alertar e mobilizar toda a sociedade sobre os cuidados necessários no trânsito
A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal – GCM, aderiu à Campanha Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
Durante toda a semana, de 19 a 22, os agentes estão próximos à Praça José Pereira Câmara, no Centro, distribuindo sacolinhas de lixo veicular e material informativo com dicas sobre segurança no trânsito para os motoristas.
A ação tem como objetivo mobilizar toda a sociedade sobre os cuidados necessários no trânsito, alertando aos condutores que os veículos maiores devem cuidar dos menores e que essas ações são capazes de salvar vidas. É importante destacar que a responsabilidade de fazer com que o trânsito seja um ambiente melhor, com menos violência, é de todos nós.
Além da ação desta semana, os GCMs também trabalham nas escolas com palestras educativas sobre o trânsito para os adolescentes e com uma abordagem direcionada às maiores infrações cometidas pelos condutores na Cidade. Para as crianças, os agentes realizam teatrinho sobre a temática, brincadeiras e dinâmicas.
Segundo João Adelmo da Rocha, diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, é fundamental trabalhar com a conscientização de todos, mas trabalhar nas escolas são sementes transformadoras para tornar o trânsito mais humano.
“Trabalhar nas escolas é um investimento no futuro. Os estudantes são multiplicadores de conhecimentos e as crianças ajudam a lembrar aos pais e responsáveis sobre as normas de trânsito e equipamentos de segurança, como os capacetes para os motociclistas e cinto de segurança”, afirma Adelmo.
As operações de fiscalização também são necessárias e acontecem regularmente pelo Município. Nos oito primeiros meses deste ano, foram quase 11 mil autuações de trânsito e quase 200 remoções ao depósito público por inúmeras irregularidades.
“Quando a pessoa faz uma manobra proibida, não respeita o limite de velocidade, usa o celular enquanto dirige, não utiliza o cinto ou capacete, ou toma qualquer atitude que cause distração, além de cometer infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro -CTB, ela está colocando em risco sua própria segurança e de transeuntes. A segurança no trânsito é dever e direito de todos”, falou o Secretário de Segurança, Evandro de Carvalho.
CAMPANHA NACIONAL DE TRÂNSITO –Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito acontece, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro.
O tema que o Conselho Nacional de Trânsito (Constran) definiu para o ano de 2023 é “No trânsito, escolha a vida!”. No mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro).
O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.