Programa de Saúde na Escola realiza atendimentos nas unidades escolares de Rio das Ostras
Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares participantes, totalizando quase 4.200 alunos atendidos.
Rio das Ostras, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, está desenvolvendo ações do Programa Saúde na Escola – PSE. Nesta semana, as escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, e a Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo, receberam equipes multidisciplinares para práticas de prevenção, promoção e reabilitação da saúde.
Nas ações, os profissionais envolvidos trabalharam com orientações sobre alimentação saudável, debates sobre saúde mental, orientação odontológica, avaliação da situação vacinal, dinâmicas sobre o uso da mochila e a postura corporal, dentre outros temas relacionados à promoção da saúde.
Todas as ações do PSE são coordenadas junto com a responsável pelo programa na Educação, a professora de enfermagem Silvia Mendes. Alguns dos temas propostos são saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção de obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos.
“O PSE é uma potência, pois a intersetorialidade permite a vinculação da rede de saúde, da rede escolar, da rede familiar, da assistência social e da comunidade, possibilitando a troca de saberes, sendo resolutivo frente as demandas que são apresentadas, corroborando para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Fernanda Peres, diretora da Estratégia de Saúde da Família, uma das responsáveis pelo Programa no Município.
O número de unidades da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras pactuadas no Programa de Saúde na Escola – PSE aumentou em 2023. Neste ano são, ao todo, 15 unidades escolares participantes, totalizando 4.153 alunos atendidos.
PROGRAMA DE SAÚDE NAS ESCOLAS – O PSE é uma estratégia de cunho intersetorial que visa fomentar o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde.
As ações que estão sendo desenvolvidas foram pactuadas junto aos dois entes federados, simultaneamente, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com os Ministérios da Saúde e da Educação.
Dessa forma, as equipes de Saúde da Família, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnicos, junto aos profissionais da Educação, que têm o papel central para o sucesso do Programa, estão desenvolvendo ações de prevenção à Saúde, considerando o planejamento local, o qual deve contemplar o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde, e a capacidade operativa.
NOVO CICLO – A adesão ao ciclo 2023/2024 foi assinada em 29 de dezembro de 2022, por intermédio do termo de compromisso Municipal do Programa de Saúde na Escola, pelos secretários municipais de Saúde, Denilson Santa Rosa, e Educação, Maurício Henriques.