Rio das Ostras promove I Fórum de Trabalho e Renda
A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu nesta quarta, dia 21 de junho, o I Fórum de Trabalho e Renda, no Teatro Joel Barcellos, no Centro.
O Fórum teve como tema “A Retomada da Dignidade e as Oportunidades do Mundo de Hoje” e contou com palestras sobre temas como qualificação profissional, renda alternativa, estágios e diversidade no mundo do trabalho. O principal objetivo do evento foi possibilitar o fomento do trabalho na Cidade.
O evento contou com a presença do subsecretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Teixeira, que destacou a importância da iniciativa. “O Fórum tem uma relevância enorme porque o assunto emprego e renda interessa a todas as famílias. A secretaria de Trabalho e Renda do governo estadual procura destacar esse debate, principalmente por causa da qualificação e da capacitação dos trabalhadores. Queremos que aqueles afastados voltem a ser reinseridos no mercado e desejamos também a inserção dos jovens. Gostaria de parabenizar Rio das Ostras por estar realizado esse fórum”, destacou.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, a Administração Pública trabalha ao lado dos empresários do Município para trazer novas oportunidades de renda para a população. “Precisamos saber quais são os novos perfis que o mercado de trabalho exige para preparar essa mão de obra e conseguir promover dignidade para os nossos munícipes. Depois da pandemia ainda estamos retomando a economia, que gerou tanto desemprego. É preciso saber como se posicionar quando pleitear um emprego”.
“Queremos fomentar empregos e também ideias. É fundamental a participação de todos – poder público, sociedade organizada, empresários e munícipes – para trabalharmos juntos na geração de trabalho e renda em nossa região. Espero que esse encontro seja gratificante para todos os presentes”, completou o coordenador de Banco de Empregos de Rio das Ostras, Erick Brandão.
Segundo a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, o trabalho representa a fonte de sustento das famílias, por essa razão a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da secretaria de Assistência Social, adotou diversas medidas de proteção ao trabalho. “Nos últimos anos, a Administração Pública criou diversos programas municipais de transferência de renda que incentivam que o dinheiro circule na Cidade”, ressaltou a secretária.
PRESENÇAS – O I Fórum de Trabalho e Renda também contou com a presença da primeira-dama, Adriana Borba; da presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Régis; do vereador João Francisco Araújo; de Cristiano Gelinho, Secretário de Trabalho e Renda de Macaé; Alberto Massad, Secretário de Trabalho e Renda de Casimiro de Abreu; André Luiz Souza, Coordenador de Trabalho e Renda de Armação de Búzios; Luciano Deconte, Coordenador de Captação de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé; e também do vereador de Casimiro de Abreu, Carlos de Itamar, que entregou uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal ao Coordenador do Banco de Empregos de Rio das Ostras, Erick Brandão.