Rio das Ostras promove ações para Campanha contra a Violência a Pessoa Idosa

Rio das Ostras promove ações para Campanha contra a Violência a Pessoa Idosa

Junho Violeta tem ações nas unidade de assistência Social

Junho é marcado pela campanha que combate a violência contra a pessoa idosa, conhecido como “Junho Violeta”. Esse movimento surgiu no Brasil devido ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado dia 15. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para divulgar as formas de denunciar e combater. Durante este mês, a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa realizarão ações de conscientização que vão ocorrer nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras.

Uma roda de conversa deu início às ações nesta terça, dia 13, no Cras Central, em Nova Cidade, para dialogar sobre a temática da campanha. A secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, iniciou a roda de conversa, explicando que o intuito desses encontros é unir esforços da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes para potencializar iniciativas e propagar informações sobre a causa.

Essa conversa tem o propósito de conscientizar a todos sobre o tema e esclarecer quais os tipos de violência, onde buscar ajuda, como denunciar e as ações efetivas para proteger a população idosa”, ressaltou a coordenadora do Cras”, Andréa Vasconcelos.

A roda de conversa foi ministrada por Cristina Lúcia Santana de Souza, vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI/RO, e Roberta Vieira Santa Cruz Costa, advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O momento que tivemos foi importante tanto para valorizar as pessoas idosas de nossa Cidade como para repudiar qualquer ato de agressão e violência enfrentado por elas. O envelhecimento saudável e ativo é um direito e uma responsabilidade de todos nós, portanto qualquer ato de violência que se tenha conhecimento ou suposta violação de direitos de qualquer pessoa idosa, é nosso dever de cidadão comunicar, de imediato, as autoridades competentes”, contou Cristina Lucia Santana de Sousa.

ATIVIDADES PARA IDOSOS – Embora o município concentre esforços na campanha “Junho Violeta”, a Prefeitura de Rio das Ostras também oferece atividades gratuitas para os idosos, justamente nas unidades do Cras, reunindo usuários com 60 anos ou mais, promovendo espaço para a convivência no lazer ao proporcionar integração e socialização e, também, para a vivência de novas experiências. São realizadas atividades como alongamento, oficina de dança, oficina da memória, oficina de música, raciocínio lógico, e oficina socioeducativa, ensaios para apresentações, roda de conversa, palestras e passeios socioeducativos. 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.