‘Café Debate’ apresentou políticas públicas voltadas para a população LGBTI
Programa de entrevista é uma realização da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação com enfoque em assuntos de utilidade pública
Políticas públicas voltadas para a população LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexo foram apresentadas na edição de maio do mesacast “Café Debate”, transmitida ao vivo na tarde da última terça, dia 23. Avanços na legislação, como casamento e adoção por casais homoafetivos, confirmação vocal de pessoas trans e como denunciar crimes de lbtfobia foram alguns dos assuntos abordados pelos entrevistados, o advogado Willysson Barbosa Vieira e a fonoaudióloga Bianca Carvalho de Freitas. O programa é uma realização da Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras.
O mesacast sempre trata de assuntos de interesse público e, nesta edição, abordou o tema “Voz e Cidadania da População LGBTI”. Durante o programa, conduzido pelos jornalistas Bruno Pirozi e Cíntia Rocha, foi apresentado o projeto multidisciplinar “Um Corpo com Voz”, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. As reuniões do projeto, que incluem rodas de conversa e oficinas de confirmação vocal para transgêneros, acontecem todas as quartas, das 19h às 21h, no Ambulatório de Saúde Mental (Rua Maria Letícia, 45 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-5732.
A fonoaudióloga Bianca, responsável técnica pelo “Um Corpo com Voz”, agradeceu a oportunidade de participar do “Café Debate”. “Tivemos um momento muito especial para discutir pautas importantes de políticas públicas LGBTI. Lembro que as pessoas que têm interesse em participar do nosso projeto voltado para pessoas trans serão carinhosamente acolhidas nos encontros semanais”, afirmou.
Advogado do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, Willysson falou da importância de ter acesso à informação. “Nossa missão é sempre responder os questionamentos. Não existem perguntas óbvias sobre este tema. A legislação avançou bastante e a entrada para adoção de filhos entre pessoas LBTQI, por exemplo, atualmente é a mesma de héteros”, disse Willysson.
O Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, que atende aos moradores de Rio das Ostras, é ligado ao Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia e funciona na Rua Bernardino Viana, 108, em Arraial do Cabo. Informações relacionadas aos direitos da população LGBTI podem ser obtidas também pelo telefone (22) 98866-0772
Para quem não assistiu ao programa ao vivo, é possível conferir a entrevista no canal do Youtube da Prefeitura (https://www.youtube.com/
O programa “Café Debate” tem a produção de conteúdo da jornalista Ana Cristina Hermano e a produção técnica de Patrick Gomes, gestor de Mídias Sociais da Prefeitura de Rio das Ostras.