Alunos criam jogos e animações digitais no Scratch Week

Alunos criam jogos e animações digitais no Scratch Week
Evento desenvolveu aprendizagem computacional em três dias de atividades

Histórias, jogos e animações digitais estiveram presentes no aprendizado de alunos da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto e Escola Estadual Dom Bosco Municipalizada. O Scratch Week, evento promovido pelo Programa de Robótica Educacional, Cultura Maker e Inovação Pedagógica, desenvolveu diversas aprendizagens criativas e a democratização da computação em três dias de atividades através da plataforma Scratch.

Por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o município de Rio das Ostras é polo do Scratch SIG, voltado aos alunos em ciclo de alfabetização utilizando o Scratch Jr. “Nossa equipe do OSTRALAB participa do evento mundialmente como parceiros Scratch Foundation, disseminando a ciência e tecnologia com oficinas de programação desplugadas, com teatro de sombras, malha criativa, cards de ideias, lógica no corpo e ainda as plugadas, com SCRATCH by WE.DO 2.0, autores Scratch Jr e Scratch by Microbit”, comentou Luemy Ávila, coordenadora de Robótica no município.

No evento desta semana, alunos em fase de alfabetização participaram de oficinas de Scratch Jr, programação desplugada e programação WeDo. A iniciativa integra a mobilização do Scratch Day e faz a culminância das atividades já desenvolvidas nas escolas pelo Programa de Robótica Educacional, Cultura Maker e Inovação Pedagógica.

Plataforma Scratch – O Scratch é uma comunidade de codificação para crianças. A plataforma gratuita oferece programação com interface visual simples para jogos e animações digitais.

O Scratch promove o pensamento computacional e as habilidades de resolução de problemas, ensino e aprendizagem criativos, auto-expressão e colaboração e equidade na computação.

“A celebração do Scratch Day pelo mundo representa o reconhecimento da democratização da computação. A plataforma de programação em blocos impulsiona a aprendizagem criativa através da construção de algoritmos para animação e jogos digitais”, completou Luemy Ávila.

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Ronet

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