Educação adquire mais instrumentos para projeto Musical
Melhorar a capacidade de concentração e memorização, aumentar a oportunidade de interação e cooperação entre alunos e estimular a criatividade e a sensibilidade: estes são alguns dos objetivos do projeto ‘Música e Educação’, que acontece em 15 escolas do Município que receberam, desde o início do ano, mais de 200 instrumentos musicais, sendo 140 flautas doces, 30 violões e diversidade tipos de tambores, repiniques e chocalhos para percussão.
PROJETO – O Projeto Música e Educação acontece nas escolas municipais e atende, aproximadamente, 1300 alunos a partir do 2º ano de escolaridade, ofertando aulas de violões, canto coral e flauta doce e percussão.
De acordo com a coordenadora do projeto, Jaqueline Rangel, as ações visam fomentar a prática instrumental e vocal. “Buscamos no trabalho ampliar e resgatar memórias, contribuindo para o desenvolvimento da musicalidade, para a consciência corporal e vocal, para a postura corporal, para a experimentação sonora e para o desenvolvimento da atenção e concentração, além trabalhar a leitura convencional, não convencional e interpretação textual por meio das letras das músicas, estudo das biografias de compositores trabalhados”, detalhou a coordenadora.
Ainda segundo conta a Jaqueline Rangel, a cada ano, o projeto desenvolve seu repertório visando homenagear compositores nacionais que tenham uma história de vida que, de alguma forma, possa motivar nos alunos a buscar cada vez mais o conhecimento, a relação intrapessoal e interpessoal mais saudável, aguçar a curiosidade acerca da nossa história.
Em 2022, o projeto homenageou Milton Nascimento e fez uma apresentação, em dezembro, para a comunidade escolar, que reuniu mais de mil pessoas