Diálogo aberto entre setor público e representantes de classe da Educação
No contínuo movimento de mão dupla da gestão democrática e dando voz e vez aos representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação Rio das Ostras e Casimiro de Abreu – SEPE e do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras – SindServ, nos dias 18 e 24 de abril, respectivamente, o Secretário Municipal de Educação, Maurício Henriques, recebeu os profissionais no Auditório da Secretaria.
Durante as audiências, seguindo as pautas trazidas pelos representantes, o gestor respondeu às questões apresentadas e destacou que atualmente a prioridade da gestão da Secretaria de Educação é a entrega, ao prefeito Marcelino Borba, do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV no final do mês de maio. Todos os projetos da Secretaria foram encaminhados pelas equipes, sob sua constante supervisão, e que a gestão das Unidades Escolares tem estado em contato direto para repassar as demandas que surgem na comunidade escolar.
Maurício Henriques destacou que a Secretaria tem se empenhado em aumentar o número de servidores atuando nas Escolas e que, desde julho de 2018, tem trabalhado para investir em ações e projetos que acontecem nas Unidades. Dentre as ações realizadas estão o investimento em novos mobiliários, em tecnologia como tablets, computadores e Smart TV, ampliações, reformas, manutenções e novos prédios, obras de melhorias e manutenções contínuas nas escolas, construção de coberturas de quadra e entrega de materiais pedagógicos, como jogos e alfabetos móveis.
Citou, ainda, projetos permanentes, como o ‘Música e Educação’ e as atividades extracurriculares oferecidas nas quadras poliesportivas de algumas Escolas, por exemplo, como dança e esportes no contra-turno.
Dentre os diversos assuntos tratados, os representantes dos Sindicatos solicitaram, ainda, ao Secretário ter acesso ao documento com a proposta do PCCV antes que seja encaminhado para o prefeito Marcelino Borba.
O Secretário se comprometeu em receber os representantes em meados de maio a fim de explicitar o documento. No sentido de garantir que todos os cargos serão contemplados na nova proposta do PCCV, lembrou que a comissão que elabora do documento é formada por servidores efetivos de várias categorias.
Ao fim da reunião, o Secretário de Educação ressaltou que o diálogo estará sempre aberto nesta gestão com os Sindicatos e a Secretaria à disposição para questionamentos.