14ª Conferência de Saúde de Rio das Ostras debateu desafios
Rio das Ostras promoveu no sábado, dia 25 de março, a 14ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Amanhã vai ser outro dia – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. O evento aconteceu no auditório Professora Maria Aparecida Santos Pinho, da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão.
Autoridades municipais, profissionais de Saúde, estudantes de cursos da área de saúde e a população se fizeram presentes nos debates de melhorias para a saúde do Município e também das diretrizes para políticas públicas do setor.
O assessor do gabinete, Bruno Valente, que representou o prefeito Marcelino Borba, destacou a participação popular. “A Conferência é importante para a avaliação e construção de uma Saúde Pública mais eficiente. Os debates e as ideias que surgem aqui vão nortear a Saúde nos próximos quatro anos. Muitos avanços já foram alcançados, mas é necessário progredir sempre”, falou Bruno.
Na programação estavam palestras sobre os desafios e possibilidades para a saúde pública da Cidade e também sobre o papel do controle social e de seus movimentos. Foram formados grupos de trabalho para discussões sobre a avaliação de resoluções da última conferência, questões e aprovação de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.
O secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa, agradeceu aos presentes que doaram seu tempo para contribuir com o debate e enfatizou as importantes conquistas na Saúde Pública de Rio das Ostras. “Essa é uma Conferência pós-pandemia e, desde a realização da última, em 2019, muita coisa aconteceu. Atravessamos a pandemia da Covid-19 com importantes conquistas e como destaque temos a inauguração da UPA e a aquisição de tomógrafos que contribuíram diretamente nos diagnósticos da doença. Outros avanços também foram realizados graças a estruturação na Saúde de Rio das Ostras. Continuamos trabalhando para alcançar ainda mais resultados e para que possamos fazer a diferença em prol da saúde do nosso município”, declarou o secretário.
O vereador João Francisco Araújo, líder do governo e que na ocasião representou o presidente da Câmara dos Vereadores, Maurício Mesquita, agradeceu aos profissionais de Saúde pelo empenho nos anos de pandemia e se colocou à disposição para contribuir com a saúde.
“É uma grande responsabilidade estar aqui e representar a Câmara dos Vereadores e o nosso presidente que não pode estar presente por motivos de saúde. Moro há 31 anos em Rio das Ostras e me sinto muito feliz em ouvir o secretário falar das conquistas alcançadas em anos tão conturbados por conta da pandemia da Covid-19. Tive o privilégio de acompanhar alguns avanços em saúde, como a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – UPA , que muito contribuiu no auge da pandemia e que ampliou o atendimento de nossos munícipes”, afirmou o vereador.