Colônia de Férias em Rio das Ostras garante atividades físicas, brincadeiras e alimentação durante o verão
Centenas de crianças e adolescentes se divertem com jogos, gincanas, capoeira, jiu-jitsu, entre outras atrações
Juliane Soares de 14 anos é uma das meninas e meninos que participam da Colônia de Férias desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, durante o verão de 2023. Jogos esportivos e digitais, gincanas, música, brincadeiras, roda de capoeira, jiu-jitsu, entre outras atividades, estão na programação, realizada nos turnos da manhã e tarde.
“Já participo há um tempo desta Colônia de Férias e ela faz com que a gente tenha uma ocupação durante as férias escolares. Os jogos nos ensinam a ter mais empatia pelo outro e saber perder também. Um espaço para fazer mais amizades”, descreveu Juliane.
Participam das atividades crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também outros moradores das localidades próximas às unidades de atendimento da Assistência Social.
As vantagens da atividade física para o desenvolvimento infantil já são conhecidas. Em Rio das Ostras, elas são combinadas com a possibilidade de fazer novas amizades, se divertir , se alimentar de forma saudável e ainda ter uma dose extra de movimento.
Além disso, a Colônia é uma ótima alternativa para pais, mães e outros responsáveis que precisam trabalhar enquanto seus filhos estão de folga da escola. Ela também ajuda a disseminar hábitos saudáveis e atua na evolução física, mental e emocional de meninos e meninas.
Entre os benefícios da participação da Colônia de Férias estão: Convivência com a diversidade; Socialização; Movimento e Exercícios Físicos; desenvolvimento da Criatividade e da Paciência; estímulo a hábitos saudáveis; senso de coletividade; bem-estar; e segurança, já que estão em um ambiente protegido, distante das ruas.
A alimentação é um ponto fundamental da participação da Colônia de Férias. “É um momento importante, pois além de promover atividades recreativas, também temos como foco neste período de férias escolares o apoio alimentar, essencial para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. É uma alegria retomar as atividades com esse público nas nossas unidades”, explicou Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
Durante as atividades, profissionais de educação física, mídias digitais, professores de capoeira e artes marciais, entre outros, aplicam e acompanham as atividades.
VAGAS – Ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem procurar alguma das unidades em que acontecem as atividades: Cras Central, Cras Sul, Cras Norte, CIC I, CICI II e Casas da Criança Âncora e Cidade Praiana.