Rio das Ostras discute direitos das crianças e adolescentes
Poder público e comunidade de Rio das Ostras se reuniram no sábado, 26, na Escola Municipal Sebastião Louback, em Cidade Praiana, para a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, organizada pela Secretaria de Assistência Social.
A abertura aconteceu pela manhã com a presença de autoridades municipais. O vice-prefeito, Dr. Luiz Ferraz, parabenizou a participação da comunidade , principalmente das crianças e adolescentes.
“É muito importante que nós tenhamos aqui a presença de tantas crianças e adolescentes, que terão voz e apresentarão suas verdadeiras necessidades. Em nome do Prefeito Marcelino Borba, coloco o gabinete à disposição para fazer de tudo para concretizar o que for decidido neste espaço democrático”, disse.
A subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, também ressaltou a importância da participação dos jovens. “A presença deles legitima a Conferência. Aqui eles têm voz e nós estamos aqui mais para escutar as reais necessidades desse público”.
A Conferência teve como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
PALESTRA – O advogado e conselheiro estadual de defesa da criança e do adolescente do Rio de Janeiro, Daniel Borges, ministrou uma palestra contextualizando o tema da Conferência e propondo um direcionamento do trabalho das crianças e adolescentes no evento.
PARTICIPAÇÕES – A Conferência contou também com apresentações culturais que encantaram a plateia.
Pela manhã, o Grupo de Dança Égide, da Associação Égide.CT formado por jovens da localidade Portelinha, do Praia Âncora, fizeram uma apresentação de dança e declamaram poesia antes da abertura dos trabalhos.
Os jovens da Associação também tiveram uma participação efetiva durante toda a Conferência, ao lado dos participantes do Projeto Geração Aprendiz e dos alunos do Centro Integrado de Convivência Gilberto Barcelos, da secretaria de Assistência Social.
À tarde, a secretaria de Educação, Esporte e Lazer abrilhantou o fórum com a participação do Coral Pérolas em Canto, do Projeto Música e Educação da Escola Municipal Simar Machado Sodré.
Também estavam presentes os alunos do Programa de Inovação, Robótica, Educação e Cultura Maker.
A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Maurício BM e os vereadores João Francisco, Sidnei Mattos e Rafael dos Santos; membros do Conselho Tutelar de Rio das Ostras e do secretário de Educação, Mauricio Henriques.