Rio das Ostras orienta servidores sobre direitos e acolhimento da população LGBTI
I Jornada Intersetorial para Acolhimento de População LGBT reuniu diferentes setores da Prefeitura
Esclarecer, informar e orientar os servidores municipais quanto a direitos e ações para combater o preconceito contra a população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexo). Esse foi o objetivo da “I Jornada Intersetorial para Acolhimento de População LGBT em Rio das Ostras”.
Promovida no último dia 5, a Jornada foi realizada em parceria entre a Prefeitura e o Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II.
A equipe do Centro mostrou a trajetória da luta por direitos dessa população, os avanços já conquistados e a importância do esclarecimento dos profissionais de todas as áreas, em especial da Assistência Social e da Saúde.
A articulação dos setores contribui para que o público LGBTI tenha acesso garantido à toda rede de serviços públicos, de forma humanizada, segura e sem discriminação.
Entre os avanços legais está o direito do uso do nome social, garantido aos transexuais e travestis, em todos os órgãos públicos.
À frente da Coordenação do Centro, Théo Silveira explicou o papel da entidade e a importância da Jornada. “O Centro de Cidadania procura realizar um trabalho educativo durante esses encontros, ajudando a disseminar a informação, melhorando a qualidade dos atendimentos e dessa forma, auxiliando no combate a LGBTIfobia e qualquer outra forma de discriminação”.
UM CORPO COM VOZ – A Jornada fez parte das ações do Projeto “Um Corpo com Voz”, da Secretaria de Saúde, que vem acolhendo a população transgênero e viabilizando essas diversas conexões. O evento também contou com o apoio do Grupo Cores da Vida.
“Estamos avançando nas políticas públicas e entendendo que o cuidado em saúde é muito mais amplo e peculiar. Oferecer o melhor acolhimento possível à população LGBTI+ e dar acesso aos cuidados em saúde é a ideia central do projeto”, explica Bianca Freitas, responsável pelo Projeto Um Corpo com Voz.
“Iniciar esses cuidados pelo processo de identificação e de confirmação de sua voz é fundamental para se sentir representado no seu gênero e na sua completude. A equipe do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea 1 e 2 com certeza vem nos fortalecer e nos preparar cada vez mais para receber a população trans da melhor forma possível”, completou Bianca.
O Projeto “Um Corpo com Voz”, ligado ao Programa de Saúde Mental, é voltado para pessoas trans que desejam adequar sua voz à sua identidade de gênero. Os interessados podem participar da Oficina da Voz, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Maria Letícia, 45, Centro, às quartas-feiras, das 19h às 21h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-5732.
CIDADANIA LGBTI – A sede do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea fica localizada em Arraial do Cabo, na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, Prainha. No local, esse público conta com atendimento multidisciplinar de assistente social, psicóloga e advogado. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 9h às 17h.
Para mais informações, os interessados podem contatar o Centro pelo e-mail ccbaixadalitoranea.dhrj@gmail.com. Para atendimentos emergenciais, pode ser utilizado o número (22) 98866-0772.