Dia D de multivacinação registra aplicação de 3.500 doses em Rio das Ostras
Campanha aconteceu nas 12 unidades de saúde vacinadoras do Município
Um balanço da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras aponta que 3.500 doses foram aplicadas no Dia D da Vacinação, realizado no último sábado, 20 de agosto. A ação teve por objetivo atualizar a carteirinha vacinal e ampliar a cobertura de imunizantes contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina. A campanha aconteceu nas 12 unidades de saúde vacinadoras do Município.
Somente de vacinas de rotina foram aplicadas 2.484 doses. As vacinas de Campanha somaram 1.005 e de imunizantes contra o coronavírus foram 11 doses.
A campanha de Vacinação contra a Poliomielite teve como público-alvo as crianças entre 1 ano e 5 anos incompletos. Já a Campanha de Multivacinação foi voltada para crianças e adolescentes até 15 anos que estavam com qualquer dose do calendário vacinal em atraso.
A chefe da Divisão de Imunização, Natália Lopes, falou sobre a importância da ação. “O sábado, dia D, foi um dia de grande movimento para vacinação. Tivemos como objetivo atualizar as cadernetas em atraso, principalmente de adolescente, uma idade vacinal que acaba caindo no esquecimento pela distância entre as últimas vacinas da infância, que são aos 4 anos de idade e as primeiras da adolescência, que para as meninas são aos 9 anos e para os meninos aos 11 anos”, contou.
Ela ainda destacou que essas mobilizações fazem muita diferença nos índices de vacinação.
“Com a queda nos índices de vacinação, essas mobilizações fazem muita diferença, principalmente por ser no fim de semana e possibilitar que mais pessoas sejam vacinadas. E tivemos um número satisfatório de vacinados, para a realidade em que estamos, onde a vacinação está desacreditada. São doses que talvez não fossem aplicadas em dias normais”, afirmou Natália Lopes.
Vale lembrar que, de segunda a sexta, as campanhas acontecem nas 12 unidades de saúde vacinadoras do Município, das 8h30h às 16h.