“Café do Trabalhador” garante primeira refeição do dia aos rio-ostrenses
Programa Estadual melhora segurança alimentar com oferta de fruta, bebida e pão com manteiga por valor simbólico de R$ 0,50
Mais um avanço no setor de Assistência Social de Rio das Ostras. A partir desta sexta, 19 de agosto, começa no Município o Programa Estadual “Café do Trabalhador”. Realizado em parceria da Prefeitura, a iniciativa vai disponibilizar a moradores da Cidade a primeira refeição do dia por um preço simbólico de R$ 0,50. O Município foi contemplado por um período de 24 meses.
O café da manhã inclui pão com manteiga, bebida quente sem açúcar e fruta. Em Rio das Ostras, o cidadão deve buscar o lanche em um Contêiner, que já está sendo instalado ao lado do Centro de Cidadania, localizado na rua das Casuarinas, no Âncora, das 6h às 9h.
O “Café do Trabalhador” vai funcionar de segunda a sexta-feira e tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar de milhares de rio-ostrenses. O lanche será complementado com guardanapo, mexedor descartável, e sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário, em sacola plástica para facilitar o transporte.
Para receber a refeição não é preciso fazer um cadastro prévio, somente se dirigir ao Centro de Cidadania. Serão distribuídos 500 kits de café da manhã.
Segundo o prefeito Marcelino Borba “o programa é muito importante para a população e a presença do Governo Estado é valiosa para os municípios, pois é preciso reforço para ampliar as políticas públicas e atender cada vez melhor a comunidade, principalmente as mais vulneráveis”.
O programa vem ampliar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, que busca possibilitar às famílias mais vulneráveis melhor segurança alimentar, especialmente, nesta fase em que a população brasileira vive um empobrecimento.
Para a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, o Programa chegou num ótimo momento. “Percebemos um grande empobrecimento da população que vem acelerado desde o auge da pandemia. Para Rio das Ostras o Programa chega sem nenhum custo. Muitos trabalhadores saem de suas casas sem tempo para tomar café ou até mesmo sem ter o que comer de manhã. É um reforço para o trabalhador e uma economia para ele”, disse.
No início de 2021, em reunião com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi ressaltada a importância de trazer para Rio das Ostras um programa de apoio às ações de enfrentamento à fome e de segurança alimentar para a população em maior vulnerabilidade socioeconômica. Assim, foi pactuado e garantido o Programa Café do Trabalhador para Rio das Ostras, seguindo as tratativas com o Governo do Estado.