1º Fórum da Pessoa em Situação de Rua será dia 18 em Rio das Ostras

1º Fórum da Pessoa em Situação de Rua será dia 18 em Rio das Ostras

Ação promoverá reflexão para planejamento de novas ações e melhorias nos atendimentos no Município

Rio das Ostras realizará o 1º Fórum da Pessoa em Situação de Rua na próxima quinta, 18. A ação acontecerá na quadra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, a partir das 13h. Promovido pela Prefeitura, o objetivo do evento é mobilizar a população e trabalhadores do serviço público para refletir sobre as demandas da população em situação de rua, a construção do planejamento de novas ações e melhorias nos atendimentos do Município.

O Fórum contará com a participação de grupos da sociedade civil e representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, dentre outras.

Aberto ao público, o Fórum traz na programação a palestrante Maralice dos Santos, ex-mulher em situação de rua, conselheira estadual do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS-RJ, conselheira nacional do Centro de Inclusão e Aperfeiçoamento Profissional – CIAMP-RUA, coordenadora nacional do Movimento Nacional de População em Situação de Rua e integrante do Comitê de Saúde da população Negra e Assistente social.

No evento também será apresentado um Panorama com registros dos serviços ofertados no Município como o perfil deste público, pela diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, Giselly Leão, e o Coordenador da Casa do Sorriso, Felipe Aguiaro.

DIA DE LUTA – O dia 19 de agosto é marcado como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Ruaem memória ao acontecimento de 2004, conhecido como “Massacre da Sé”, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional em uma contínua luta pela garantia de seus direitos.

A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, define população de rua como o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.