Servidores de Rio das Ostras recebem capacitação em suporte básico de vida

Servidores de Rio das Ostras recebem capacitação em suporte básico de vida

Objetivo é preparar funcionários para reconhecer situações de emergência e atuar com segurança em situações adversas

A equipe de resgate de Rio das Ostras, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, iniciou na terça-feira, dia 7 de junho, oficinas com conteúdo teórico e simulações práticas sobre suporte básico de vida para os servidores do Centro de Referência de Assistência Social- Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Creas, Casa do Sorriso, Centro Integrado de Convivência I e II, Centro Especializado de Atendimento à Mulher- Ceam, Conselho Tutelar e Abrigo Municipal.

A parceria intersetorial com as oficinas tem a finalidade de preparar os servidores a reconhecer situações de emergência e também para atuar com segurança até a chegada de assistência qualificada, ampliando a possibilidade de preservação da vida.

As oficinas estão sendo ministradas pelos profissionais do Resgate Municipal, com revezamento para que o serviço do 192 não seja comprometido. São abordados diversos conteúdos, como avaliação da cena e da vítima, manutenção de vias aéreas e suporte circulatório, tipos de ferimentos e seus cuidados, crises convulsivas, engasgo, choque elétrico, desmaios, traumas e posição lateral de segurança.

O diretor de Departamento do Resgate Municipal, Eduardo Porto dos Santos, conta que essa é uma ação planejada com carinho e alegria por todos os profissionais envolvidos na equipe de Resgate.

“A qualificação prepara os servidores para situações adversas e proporciona conhecimento para realizar, caso necessário, o manejo adequado de vítimas, diminuindo também o tempo de resposta e otimizando o trabalho, que posteriormente é realizado pelos profissionais de Saúde no pré e intra-hospitalar”, enfatizou Eduardo.

O diretor do Departamento do Resgate também afirmou o desejo de expansão do projeto para outros setores da Administração Municipal.

“A Secretaria de Educação deve ser a próxima a ser contemplada com a capacitação. Dentro das unidades escolares, ela é de suma importância na preservação das vidas dos profissionais e também das crianças”, contou.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.