Campanha de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo é prorrogada até 24 de junho
Grupos prioritários devem procurar as unidades vacinadoras de Rio das Ostras de 13h às 16h
As Campanhas Nacionais de Vacinação contra Influenza e Sarampo foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde até 24 de junho, para os grupos prioritários. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais e reduzir as complicações das duas doenças. O atendimento nos postos acontece das 13h às 16h.
Em Rio das Ostras, a Campanha de Vacinação começou no dia 4 de abril, e foram divididas em duas etapas, conforme a orientação do Ministério da Saúde, por meio de Nota Técnica. O governo federal tem como meta vacinar 90% do público alvo contra Influenza e 95% contra o sarampo.
GRUPOS PRIORITÁRIOS – Os grupos prioritários que devem se imunizar contra a gripe são os idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos,11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais da Educação e Saúde, representantes das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.
A campanha é direcionada também a caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
SARAMPO – A Campanha de proteção contra o sarampo é voltada para os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com objetivo de atualizar a situação vacinal contra a doença no Município.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para receber o imunizante das Campanhas de Influenza e de Sarampo, o público-alvo deve levar um documento de identificação (RG ou CNH) e o cartão de vacinação.
INTERVALOS ENTRE AS VACINAS DA CAMPANHA E CONTRA A COVID-19 – Para as pessoas maiores de 12 anos não é necessário nenhum intervalo entre as vacinas da Influenza e Sarampo e a contra a Covid-19. Já para as crianças entre 5 a 11 anos é necessário um intervalo de 15 dias entre os imunizantes.
IMUNIZAÇÃO DE PESSOAS ACAMADAS – A vacinação de pessoas acamadas deve ser solicitada nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para as pessoas que residem em locais sem cobertura de ESF, a solicitação deverá ser realizada por meio da Divisão de Imunização pelo telefone (22) 2771-5971 ou pelo e-mail imunizacao.ro@gmail.com .
LOCAIS DE VACINAÇÃO:
Clínica da Família Paulo Henrique Gussem (Âncora);
Estratégia Saúde da Família Âncora;
Estratégia Saúde da Família Cláudio Ribeiro;
Unidade Básica de Saúde Jardim Mariléa;
Estratégia Saúde da Família Dona Ediméia;
Estratégia Saúde da Família Nova Cidade;
Estratégia Saúde da Família Operário;
Estratégia Saúde da Família Recanto;
Estratégia Saúde da Família Cidade Praiana;
Estratégia Saúde da Família Mar do Norte;
Estratégia Saúde da Família Cantagalo;
Estratégia Saúde da Família Rocha Leão.