Rio das Ostras segue com atividades no mês de combate à hipertensão
Programação inclui cadastramento de novos pacientes no Programa Hiperdia, de controle da Hipertensão e Diabetes
A Secretaria Municipal de Saúde está dando sequência à programação que acontece durante todo este mês para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril.
Esta semana, as ações de conscientização aconteceram nas unidades de saúde do Nova Cidade e Dona Edimeia, no Nova Esperança. Na próxima segunda, dia 18, as equipes estarão na Unidade de Estratégia de Saúde da Família no Âncora, a partir de 8h30.
Nas unidades, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram acolhimento e cadastramento de novos pacientes no Programa Hiperdia, de Controle da Hipertensão e Diabetes, do Município. A comunidade também participou de exercícios funcionais e dinâmicas informativas e pôde aferir a pressão arterial.
TEMAS – As equipes orientaram a população sobre os riscos, cuidados e tratamento da hipertensão arterial (a chamada pressão alta), alimentação saudável, importância da atividade física regular e funcionalidade na Terceira Idade.
HIPERTENSÃO – A hipertensão arterial sistêmica – ou simplesmente hipertensão – é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo de forma expressiva para a perda de anos de vida saudáveis na população.
Os fatores de risco modificáveis, como a ingestão elevada de sal, o excesso de peso ou a obesidade, o consumo de álcool, o sedentarismo, o tabagismo, aumentam o risco de desenvolvimento da hipertensão arterial.
O Município conta com um Programa dedicado ao controle e tratamento da doença, o Hiperdia. Para mais informações sobre o programa, o morador pode buscar a unidade de saúde mais próxima à sua residência.