Rio das Ostras marca presença em Encontro Regional das Coordenadorias de Defesa Civil
No evento que aconteceu nesta quarta-feira, dia 24, um caderno de recomendações foi entregue para o gerenciamento de riscos
Um encontro para traçar estratégias de redução de desastres. Coordenadores da Defesa Civil de municípios da região litorânea, dentre eles, Rio das Ostras, estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 24, no Centro de Convenções de Macaé. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Defesa Civil entregou o caderno de recomendações para os gestores públicos, onde constam as orientações de como as cidades devem se preparar, coordenar e constituir seu sistema de Defesa Civil.
O evento que foi organizado pela Subsecretaria de Estado de Defesa, contou com a presença do Subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel BM Marcio Romano Correa, do Coordenador da Defesa Civil, Jorge Mazzo, e do Assessor Técnico, Luiz Carlos, além da participação de todos os outros municípios que compõem a Regional das Baixadas Litorâneas de Defesa Civil- Redec Litorânea.
O encontro teve como objetivo a apresentação e a entrega do caderno de recomendações e da lista de itens elaborada pela Defesa Civil Estadual, que promete facilitar o gerenciamento dos riscos de desastres feito pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios. Também foram disponibilizadas ferramentas on-line de gerenciamento do sistema, elaboradas para melhorar a administração dos recursos, os registros de ocorrências e o mapeamento das áreas de risco das cidades.
Jorge Mazzo, coordenador da Defesa Civil de Rio das Ostras, contou que apesar da experiência à frente do órgão, sempre há algo a aprender.
“Aprendemos muitas coisas novas. Esse aprendizado é importante para desenvolvermos um serviço cada vez mais qualificado e melhor. Essa também é uma oportunidade para trocar experiências”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Mazzo.
O Subsecretario Estadual de Defesa Civil, coronel BM Marcio Romano Correa, disse que o encontro foi muito proveitoso e que o objetivo foi alcançado.
“Tivemos uma grande participação dos municípios. Conseguimos passar as informações de proteção e Defesa Civil e também compartilhamos ferramentas tecnológicas. O caderno de recomendações que foi entregue no final do evento é um norte para as Coordenadorias das Defesas Civis. Dessa forma, poderemos reduzir os riscos de desastres”, contou o subsecretário.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.