Prefeitura de Rio das Ostras articula entrega de colégio para 2021
Cerca de 2 mil vagas para ensino médio serão disponibilizadas
Apesar da rede Municipal de Educação de Rio das Ostras atender todos os estudantes dos ensinos Infantil e Fundamental, o Município tem um histórico difícil em relação às vagas destinadas ao Ensino Médio, que é de competência do Governo Estadual. Centenas de jovens acabam buscando unidades escolares em cidades vizinhas para cursar a última fase escolar. Há alguns anos, as obras do Colégio Estadual Maurício Medeiros de Alvarenga foram paralisadas e a antiga administração municipal não buscou solução.
Esse é um problema que não se estenderá por mais um ano letivo. Em reunião com o prefeito Marcelino Borba na manhã desta segunda, 25, o secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, prometeu a entrega do espaço até dezembro de 2021. Com a inauguração do Colégio, serão abertas cerca de 2 mil vagas para o Ensino Médio. O restante da obra, que é construído em um terreno doado pela Prefeitura de Rio das Ostras, pode custar R$ 9 milhões para os cofres do Governo do Estado.
“Eu quero ver esta escola pronta. A Emop já está vistoriando a obra. Preciso saber o que falta para concluir a construção, que está localizada em um bairro importante de Rio das Ostras e que vai desafogar os municípios vizinhos”, disse Comte Bittencourt.
O Colégio tem 20 salas com capacidade para 40 alunos cada, um auditório para receber 140 pessoas, um refeitório, uma quadra poliesportiva com vestiários, biblioteca, dois laboratórios, dois pátios (interno e externo) e uma rampa de acessibilidade.
“Esse é nosso papel. Conversar com quem é preciso para fazer as coisas acontecerem. A Prefeitura faz a parte dela e cobra de quem precisa também. Nossa rede de educação é maravilhosa. Veja o Imero! Eu quero manter esta unidade e para isso, mais uma vez, é preciso dialogar com o governo do Estado”, disse Marcelino Borba.
Uma escola municipal está sendo construída atrás do Colégio do Estado e, segundo o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques, “As duas funcionando, farão a diferença na qualidade de vida dos alunos”.
“A ideia é que eles saiam do Ensino Fundamental e já possam se matricular no Médio, numa unidade ao lado da antiga escola. Estamos trabalhando muito para que tão logo ela seja entregue também”, contou.
Durante a reunião, a equipe da Secretaria de Educação apresentou um vídeo panorâmico do Colégio e adjacências para que Comte conhecesse melhor a localidade e a importância de dar segmento à obra o mais rápido possível.
Em seguida, foram todos para vistoriar a obra com a equipe da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – Emop.
Acompanharam a visita os vereadores João Francisco e Thiaguinho.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.