Atividades pedagógicas online trabalham temas relacionados ao aniversário de Rio das Ostras
Como forma de lembrar o aniversário de 28 anos de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, os novos materiais pedagógicos levam os estudantes a conhecer um pouco mais da Cidade. Os alunos poderão fazer isso produzindo textos, mosaicos e esculturas que lembram o patrimônio cultural e paisagístico municipal.
“Mesmo de dentro de suas casas, nossos alunos precisam construir conhecimento e se manter ativos. A Secretaria de Educação não tem poupado esforços para disponibilizar materiais de qualidade que contribuam com o aprendizado”, enfatizou o secretário da pasta, Maurício Henriques. O gestor destacou ainda que a parceria com a família é fundamental nesse momento, tanto para ajudar o estudante a acessar o portal quanto para estimular a realização das atividades.
ENCANTANDO COM A MÚSICA – A equipe pedagógica, consciente do valor da Educação Musical, ampliou as atividades propostas na plataforma virtual. Para isso lançou o projeto “Encantando com a Música”, que reúne vídeos para incentivar a prática de canto-coral, flauta doce e violão.
Ainda no Portal da Educação, no link “Leitura e Arte”, os alunos podem assistir a um vídeo da professora Graciana Rodrigues, do Grupo de Sopros, tocando o hino do Município em flauta doce. Já em outra produção, a professora Maria Helena Castro, do Coro Pérolas em Canto, ensina os acordes da música “Rua Bangu”, que consta no livro “Paraíso Encantado”.
ARTES PLÁSTICAS – No link “Nossa História, Nossa Arte”, os alunos são convidados pelos artistas plásticos Roberto Sá e Clara Arthaud a se aventurarem no desenvolvimento de um projeto artístico em seus lugares prediletos de Rio das Ostras. Roberto e Clara são responsáveis por obras como o mosaico do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, o prédio da “Onda”, e as esculturas da Praça da Baleia, Poço de Pedras e, mais recentemente, do compositor Dorival Caymmi.
A equipe pedagógica pede que fotografias desses projetos artísticos dos estudantes sejam encaminhadas para o e-mail nossahistoriaenossaartero@gmail.com com o objetivo de compor, em breve, uma exposição fotográfica virtual.
Apostilas com propostas de jogos online como quebra-cabeças, dobraduras e imagens para pinturas complementam o material que está disponível no Portal. Essas atividades trabalham com a história e cultura da Cidade, incluindo imagens da Casa de Cultura, da Estação Ferroviária de Rocha Leão e da Praia de Costazul, entre outras.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.