Rio das Ostras avança nas ações de proteção aos jovens
Em um ano e meio de gestão, Administração Pública promoveu diversos projetos para este público
Proteger, capacitar e abrir as portas do mercado para os jovens. Em um ano e meio de gestão, a Administração Pública de Rio das Ostras está investindo em ações para este público. Grandes destaques foram a 1ª Feira de Oportunidades para a Juventude, o lançamento dos projetos Jovem Alerta e Empreendedorismo Social Juvenil e a inauguração do Centro Integrado de Convivência “Aprendiz de Futuro”.
OPORTUNIDADES – Com um público de aproximadamente 490 pessoas, a 1ª Feira de Oportunidades para Juventude foi um sucesso em Rio das Ostras. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da integração de várias secretarias municipais e apoio de 39 parceiros e colaboradores, entre empresas locais, universidades, cursos e outras instituições, com o intuito de incentivar novos olhares e perspectivas para o futuro dos jovens da Cidade.
A Feira de Oportunidades contou com uma vasta programação, de conhecimento, arte, cultura,
“Queremos fortalecer a juventude riostrense e dizer que eles são muito importantes para nós. Precisamos, juntos, apoiar nossos jovens para que possam planejar seus projetos de vida e não cair no desalento. Acreditamos que esse evento pôde contribuir para estimulá-los, ainda mais, em investir na sua formação pessoal e profissional e, consequentemente, em um futuro muito melhor”, disse Eliara Fialho, Secretária de Bem-Estar Social.
(CIC) Nova Unidade – Moradores do Âncora receberam da Prefeitura mais uma unidade do Centro Integrado de Convivência – CIC. Com o nome “Aprendiz de Futuro”, o espaço abriu 80 vagas para atender crianças e jovens. O local oferece oficinas e aulas de artes e esportes.
PROJETOS – O projeto Jovem Alerta prepara adolescentes e jovens para o primeiro emprego. Em reuniões, os participantes desenvolvem projetos de vida e formação cidadã de uma perspectiva do mundo do trabalho. Entre os temas abordados estão “Dicas de Mercado de Trabalho”, “Conceito, Contexto e Preconceito”, “Saúde e Sexualidade”, “Gravidez na Adolescência”, “Refletindo sobre Drogas”, “Participação e Direitos”; e “Criando Laços”.
“A minha expectativa para entrar no mercado de trabalho é muito boa, já que agora estou aprendendo como me comportar em uma entrevista de trabalho, a me vestir e outras coisas mais. Até me surpreendi com a informação sobre férias. Achava que poderia tirar férias quando quisesse, mas durante o projeto descobri que a legislação trabalhista só me dá o direito a férias depois de um ano trabalhado. Tenho até voltado a sonhar com minha carreira na advocacia”, disse a adolescente Michele Cristina Rosa.
Já o projeto Empreendedorismo Social Juvenil, em parceria com o Sesc, levou aos jovens orientações sobre profissões, montagem de currículos, postura para entrevista de emprego, dica de carreira, como trabalhar a ansiedade, cursos livres e acadêmicos, entre outros assuntos interessantes que envolvem o mercado de trabalho.
Assim, a Prefeitura começa 2020 pensando no futuro de Rio das Ostras ampliando os projetos e criando novos projetos para a juventude, entendo a importância de promover jovens bem formados e com boa capacitação profissional.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.