Festival de Frutos do Mar movimenta Rio das Ostras no feriadão
Pratos inéditos e diversidade musical foram destaques nos quatro dias de evento
A 23ª edição do Festival de Frutos do Mar em Boca da Barra foi um grande sucesso, movimentando a economia do Município e atraindo apreciadores da boa gastronomia de diversas Cidades da região. Neste ano, o evento começou na quinta-feira, dia 14, véspera do feriadão da Proclamação da República e foi encerrado no domingo, dia 17. Os chefs dos restaurantes elaboraram receitas inéditas e venderam os pratos ao preço único de 29,00 reais.
Para deixar tudo ainda mais especial e único, shows musicais da melhor qualidade foram escolhidos. Uma programação musical diversificada que animou os moradores e turistas. Na quinta, 14, o festival começou com Xandão Tavares, que tocou MPB, reggae e rock. Em seguida, foi a apresentação de Milton Guedes, um dos artistas mais aguardados do evento, multi-instrumentista, que já gravou com nomes renomados da música brasileira, como Lulu Santos, Roberto Carlos, Sandy e Junior.
Mesmo com o tempo nublado, a Boca da Barra na sexta-feira, 15, recebeu no horário do almoço, Bomfim Rodriguez, que embalou o público com um repertório que trouxe uma nova roupagem para os clássicos do samba e da MPB, com arranjos originais. Em seguida, a atração foi as conhecidas Filhas de Bamba, que apresentou clássicos do samba e do MPB. Lu Oliveira trouxe o Pop, o MPB, Samba e músicas internacionais para encantar a plateia.
O destaque da programação musical foi o americano Big James, cantor, compositor e trombonista. Big James deu um show cheio de swing, com muito blues, soul e funk que levantou o público.
MÚSICA NA ORLA – Já no sábado, quem se apresentou primeiro, abrindo o festival, foi o músico Zulu, que animou a plateia com um repertório de pop, rock e samba. Na sequência, quem subiu no palco foi a Duda Soares, que aos 12 anos, participou da edição de 2019 do The Voice Kids, da TV Globo e encantou a todos com sua potência vocal e seu repertório pop.
Ao cair da tarde, o sol entre as nuvens deixou o clima ainda mais encantador. O Música na Orla trouxe para a praia o saxofonista Eduardo Bruno, que com seus solos musicais atraiu o olhar atento da plateia que acompanhou o deslocar do barco em meio ao mar. Canções consagradas, como Wave, de Tom Jobim, encantaram a todos. A Blackdoze levou o público um show cheio de inovações, misturando rock, reggae e pop. A atração principal foi o artista Léo Gandelman, um dos mais influentes instrumentistas brasileiros.
VISITANTES- As amigas Valdirene Moraes, Vanuza Fernandes e Andrea Ferreira, moradoras de Macaé, vieram passear na cidade e encontraram o Festival.
“Combinamos de dar um passeio aqui em Rio das Ostras e viemos apreciar o Festival. Amamos o show da Duda. Fiquei admirada com a organização e com a estrutura oferecida. Agora vou provar os pratos”, contou Valdirene Moraes.
A charmosa vila dos pescadores no domingo, 17, recebeu Renata Cabral, que embalou o público na hora do almoço, com sua voz e seu repertório de clássicos da MPB e do samba.
A principal atração do último dia do festival foi Daiana Mazza, que se apresentou pela segunda vez. A violinista se apresentou com a Dj Scarlet e agitou a galera com suas performances. A programação trouxe também a voz suave e marcante de Débora Fonseca, com muito pop e rock. À noite, o som instrumental da Banda Segundo Set contagiou todos com uma combinação de Reggae, Blues, Bossa Nova, Pop e MPB. O cantor e multi-instrumentista Thiago Barroso é quem completou as apresentações, com sua MPB da melhor qualidade.
Michelle Marques, moradora de Rio das Ostras, almoçou dois dias no evento e aprovou os pratos servidos. “Muito bom a Cidade ter eventos como este. O festival dá a oportunidade de toda a população saborear pratos de frutos do mar deliciosos e com preços acessíveis. Além, é claro, de conhecer os restaurantes do Município que oferecem uma gastronomia diferenciada”, destacou Michelle.
CONCURSO DE MELHOR PRATO- Os restaurantes elaboraram pratos inéditos com sabores marcantes. Os pratos servidos durante todo o evento participaram do Concurso de Melhor Prato. As receitas foram avaliadas por paladares exigentes. Os chefs Reginaldo Gonçalves e Brena Neves, juntamente com Marcelo Ayres, Presidente do Sindcomércio, provaram e avaliaram as receitas dos estabelecimentos participantes.
Seis restaurantes apresentaram seus pratos aos jurados, que escolheram as três melhores receitas, respeitando os critérios: apresentação, criatividade e paladar.
O prato campeão foi para Zeppelin Bar & Espetadas, que participou pela 1ª vez do Festival, com o prato Arroz da Ilha.
A segunda colocação foi para o Trik Trik Paradiso, com o prato Peixe Figueira Centenária. O terceiro lugar ficou com Marina Crustáceos, com o prato Lagosta Crocante à Praça da Baleia.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.