Rio das Ostras teve final de semana com caminhadas e Dia D de vacinação
O fim de semana em Rio das Ostras foi de caminhadas que celebraram o Dia Internacional do Idoso e a Campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama e de colo de útero.
O sábado também contou com Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo.
Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, que foi comemorado no último dia 1 de outubro, o Município preparou uma agradável caminhada para os idosos na manhã do sábado, 19. A iniciativa, que atraiu centenas de idosos, teve como local de encontro a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, onde as pessoas foram recebidas com um revigorante café da manhã. Após o lanche, foi hora de ter uma aula de alongamento para preparar o corpo para a caminhada. Um trio elétrico acompanhou as centenas de pessoas que esbanjavam animação e alegria. O percurso terminou na Praça São Pedro, onde os idosos receberam um lanche.
“Uma amiga me contou sobre a caminhada e não pude deixar de vir. É muito importante que tenhamos uma vida ativa. A nossa saúde agradece. Esses eventos são muito interessantes, além de serem um estímulo para se exercitar, é um encontro social”, contou Mirian Aparecida dos Santos Ramos.
MOVIMENTA-SE ROSA – Durante todo o mês, acontece o “Outubro Rosa”, um importante movimento que busca despertar as mulheres para a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por isso, centenas de mulheres se reuniram na manhã de sábado, dia 19, para a caminhada Movimente-se Rosa, no estacionamento do supermercado Extra. Para animar os participantes e celebrar a Saúde, muita música, aulas de zumba e sorteios.
Dentro do estacionamento do supermercado, a população teve acesso a várias atividades dentre elas, corte de cabelo, barba, aferição da pressão arterial, medição de glicose e até atendimento jurídico.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.
Para a organizadora do evento, Monalisa Daniel, que já passou por um câncer de mama em 2013, é uma maneira de alertar as mulheres para a necessidade da prevenção.
“Faço esse evento para despertar as mulheres para a importância da prevenção, porque é uma doença que desestrutura o doente e toda a sua família. Pude notar que as mulheres estão se conscientizando sobre a importância de fazer os exames rotineiramente e se cuidar de forma preventiva”, destaca a organizadora Monalisa.
IMUNIZAÇÃO – Sábado também foi dia de imunizar os pequenos. Os Postos de Saúde do Município estavam abertos de 8h às 17h, para receber crianças de 6 meses até os 5 anos incompletos para tomar a vacina contra o sarampo.
Marcelle Portugal, mãe do pequeno Rafael, de apenas 11 meses, contou que aproveitou o sábado para trazer seu filho para tomar a vacina.
“A única maneira de prevenir doenças é sendo imunizado. Cabe a nós, pais, cuidarmos dos nossos filhos para que não tenham essas doenças, antes erradicadas. A vacina é um ato de amor e proteção”, contou Marcelle Portugal.