Posto de Saúde de Mar do Norte realiza atividades com vários temas para a população em Rio das Ostras
Assuntos importantes como Alzheimer, Suicídio e Autismo são abordados em rodas de conversa
Profissionais da Saúde de Rio das Ostras vem se movimentando e realizando vários trabalhos para a população. Em Mar do Norte, que é uma localidade mais distante, a equipe do Posto de Saúde está promovendo atividades com debates sobre diversos assuntos importantes. Nesta sexta-feira, dia 27, será realizada uma Roda de Conversa sobre Autismo.
O gerente da Unidade, Jorge Lino de Souza, ressalta que esse contato com os usuários e também com estudantes da comunidade é de fundamental importância, pois é feito um trabalho de conscientização.
“Esta semana também já fizemos uma Roda de Conversa sobre a campanha Setembro Amarelo, que trata de assuntos relevantes para a sociedade que são o suicídio e a qualidade de vida mental. Há uma troca que só traz melhorias e confiança entre participantes e profissionais. Saúde é acolhimento e esse é o nosso objetivo”, destacou Jorge Lino.
Outro tema abordado no Posto de Saúde foi a doença de Alzheimer, no dia 21 de setembro. Para a enfermeira Izalúcia Martins da Costa Szeliga, que participou da Roda de Conversa, foi um momento de muita troca e experiência.
Na ocasião, ela contou a história de uma cunhada que aos 50 anos, mesmo com nível intelectual avançado, começou a sentir os sintomas e, hoje, aos 64 está no estágio mais crítico da doença.
“Vivemos numa sociedade que, de alguma forma, exclui os portadores de doenças neurológicas. Na Roda de Conversa tudo foi falado de maneira bem clara sobre os cuidados com as pessoas portadoras de Alzheimer. Muitas vezes, a família não entende que a repetição já é uma alerta. É preciso cuidado com a alimentação, higiene e hidratação. O que me chama atenção não é só o idoso que está sujeito a ter Alzheimer, pessoas bem próximas da gente, com idade de produzir, se deparam em situações que não entendemos”, acrescentou Izalúcia.
Entre outros assuntos, a equipe do Posto de Saúde de Mar do Norte também já abordou sobre imunização, diabetes, violência doméstica contra o idoso, higiene bucal e cuidado com golpistas.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.