Saúde Mental promove rodas de conversa sobre suicídio em Rio das Ostras
Projeto será realizado na próxima semana em várias unidades de Saúde
A Campanha Setembro Amarelo vem trazendo um grande estímulo no desenvolvimento de ações de conscientização sobre o valor da vida em várias cidades do País. Em Rio das Ostras, profissionais da Saúde também estão trabalhando nesse propósito e a mobilização de prevenção do suicídio é crescente. Na próxima semana, acontece uma série de Rodas de Conversa sobre o assunto.
Trata-se do projeto “Rodas de Conversa Itinerante Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio”, que será realizado nas unidades de Atenção Básica, com apoio das equipes de Saúde Mental da Rede Municipal. A ação começa na segunda-feira, dia 23, no Posto de Saúde do Recanto.
Na terça, dia 24, é a vez do Âncora. A localidade de Cantagalo também terá roda de conversa na quarta-feira, dia 25, e na quinta, dia 26, ocorre no Posto de Saúde do Operário. Para encerrar, o projeto passa pelo Posto de Cidade Praiana na sexta-feira, dia 27. As rodas de conversa serão realizadas nessas unidades sempre das 9h às 11h.
O objetivo é promover espaço de debates sobre suicídio nas Unidades Básicas de Saúde e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância desta discussão.
A coordenadora do Programa da Saúde Mental em Rio das Ostras, Sandra Campelo, ressalta que falar sobre o suicídio é antes de tudo falar sobre o tabu da morte, algo tão real e assombroso para grande parte das pessoas.
“Nós aqui do ocidente temos uma relação de negação com a inexorável finitude da vida. O Setembro Amarelo é uma oportunidade de se descortinar o silêncio e falar abertamente a respeito de uma dor muitas vezes cortante e solitária, experimentada por quem sofre com a falta de desejo de viver. Por isso, é importante que todos juntem-se a nós nessas rodas itinerantes de diálogo e afeto”.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.