Projeto de educação ambiental é lançado em Rio das Ostras com presença de ex-ginasta
Cerca de 2,6 mil alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Rio das Ostras vão aprender a preservar um importante recurso natural e ainda multiplicar conhecimento. O projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” lançado nesta segunda, 16, com a presença da ex-atleta Daiane dos Santos, percorre cinco unidades de ensino até sexta, dia 20.
O lançamento do projeto, que aconteceu na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, marcou também a inauguração da quadra coberta da unidade. O prefeito Marcelino Borba, presente na abertura do evento, falou da importância de levar informações sobre água e saneamento básico para os estudantes.
“Não podemos esquecer que a saúde começa com o saneamento e a água é o pilar de uma vida saudável. Considero muito importante receber nas nossas escolas esse projeto, que tem a parceira de Daiane dos Santos, um exemplo para os alunos de como é possível vencer com o esporte e a educação”, afirmou o prefeito.
Uma iniciativa do Instituto Trata Brasil, do qual Daiane dos Santos é embaixadora, o projeto “Água na Escola – Gotas de Futuro” conta com a parceria da BRK Ambiental. Com muitas atividades interativas, a ex-atleta, acompanhada pelo educador Evanildo Fernando, leva informação de forma lúdica para as crianças. No final da apresentação, a garotada ainda foi presenteada por um salto triplo da campeã de ginástica artística.
“Nosso objetivo é fazer que cada criança saia daqui com a consciência de ser uma gotinha para o nosso futuro, multiplicando o conhecimento adquirido. O mais interessante é observar, chegando em Rio das Ostras, que os alunos já recebem educação ambiental e podemos reforçar esse aprendizado com o nosso projeto”, enfatizou Daiane.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Mauricio Henriques, falou da relevância da iniciativa. “Sabemos da importância do tratamento da água e do uso racional desse recurso, temas tão presentes no cotidiano dos nossos alunos. Considero significativo poder receber o projeto na inauguração da quadra coberta da escola, que vai beneficiar tanto os estudantes”, enfatizou o secretário.
Professora de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Maria Teixeira de Paula, Zeli Rabello elogiou o projeto. “Já falamos da importância da água e do saneamento para os alunos. Mas aqui eles puderam aprofundar esse conhecimento de forma lúdica e divertida”, explicou a educadora.
Um dos alunos de Zeli, falou em nome de toda a turma, mostrando que aprenderam a lição passada pelo projeto. “Temos que preservar a água e evitar o desperdício”, disse Jonathan Souza, de 12 anos. O estudante conta que desligar o chuveiro na hora de se ensaboar no banho é uma das atitudes importantes para economizar.
O “Água na Escola – Gotas de Futuro” vai passar ainda por mais quatro escolas municipais: Simar Machado Sodré, no Âncora, na terça, 17; Jerônymo da Costa Mendes, no Recanto, na quarta, 18; Inayá Moraes D’Couto, no Village, na quinta, 19; Ary Gomes de Marins, em Costazul, na sexta, 20.
Participaram da solenidade de lançamento do projeto gestores municipais, diretores de unidades de ensino e os vereadores Alberto Moreira Jorge e Paulo Fernando Carvalho.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.