Servidores do Centro de Defesa Ambiental de Rio das Ostras concluem capacitação
“A capacitação levou informações quanto às técnicas de fiscalização, patrulhamento, licenciamento, entre outros temas. Isso vai possibilitar a certificação dos guardas ambientais que passam a ter o poder de polícia administrativa e assim podem lavrar os atos de constatação, notificação, infração, embargo e todos os demais, previstos nas leis ambientais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado Junior.
Segundo o secretário, a capacitação é um passo importante para ampliar a fiscalização, tendo em vista a importância do meio ambiente para garantir a qualidade de vida e fomentar o turismo, com a preservação da natureza.
Foram três dias de palestras de capacitação, abordando temas como Sistema Nacional de Meio Ambiente; Sistema Nacional de Unidades de Conservação e Unidades de Conservação Municipais; Código Florestal e Áreas de Preservação Permanente; Zona de Especial Interesse para o Meio Ambiente; Código Municipal de Meio Ambiente; Sistema de Licenciamento Ambiental; Legislação Passeriformes e Técnicas de Patrulhamento Florestal.
“Queremos dar continuidade à capacitação dos servidores, cada um em seu segmento. Agora em setembro, junto com o Inea, deveremos qualificar os servidores que atuam no licenciamento e, em seguida, vamos promover a atualização da equipe administrativa, em parceria com a Secretaria de Administração”, complementa Nestor.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.