Grupo de Idosos do Cras Norte participa de passeio no Parque dos Pássaros de Rio das Ostras
Encontro em meio a natureza aconteceu nesta terça-feira, dia 27
Um momento de contemplação a natureza com a integração dos idosos atendidos no Centro de Referência de Assistência Social – Cras Norte. Nesta terça-feira, dia 27, cerca de 70 idosos participaram de um passeio socioeducativo ao Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras.
Durante o encontro, os idosos tiveram atividades com música, alongamento e um lanche de confraternização, além de caminharem por uma trilha do Parque. Segundo a orientadora social, Marli Moreira Baptista, uma vez por mês é realizado um passeio em algum ponto turístico da Cidade, que faz parte das atividades da Oficina de Memória.
Para Jordelina Duarte Brito, que é atendida no Cras há 10 anos, esse passeio foi um sonho realizado, pois assim como outros idosos, ela não conhecia o Parque dos Pássaros.
“Foi uma grande oportunidade. Achei tudo lindo e muito prazeroso estar em meio a natureza. Tenho as minhas limitações, mas sempre brigo com elas e essas atividades me fazem muito bem. O principal é que no Cras consegui fazer mais amizades”, contou Jordelina, que há 15 anos sofreu uma queda e teve parte da medula atingida.
A psicóloga do Cras Norte, Juliana Barboza Meirelles, disse que muitos idosos chegam a unidade com depressão e Alzheimer e que esses passeios se tornam um espaço de troca e aprendizado.
“O principal é a socialização. Geralmente, eles passam muito tempo ociosos e esta é uma forma de se encontrarem, ocuparem a mente e trocar experiências também”, ressaltou.
OFICINA DE MEMÓRIA – De acordo com o oficineiro do Cras, Izaac Ferreira Neto, nesta oficina a memória é trabalhada como um todo, ou seja, com a memória antiga e atual.
“O objetivo é trabalhar os dois lados do cérebro e mantê-lo ativo. Os idosos passam por várias atividades como pintura e escrita, além de alguns jogos. Muitos já tiveram bastante evolução”, contou Izaac, lembrando que só na oficina de memória são 180 idosos inscritos, em três unidades do Cras.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.