Escolas de Rio das Ostras recebem Programa Eleitor do Futuro, do TRE
Cerca de 400 alunos conheceram a história do voto, o trabalho do mesário e puderam manusear urnas eletrônicas
A Escola Municipal Maria Gorete Vicente Jorge, uma das quatro unidades selecionadas no interior do Estado do Rio de Janeiro pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, participou do projeto “Eleitor do Futuro” nos dias 6 e 13 de agosto. Quase 400 alunos conheceram mais sobre a história do voto, podendo manusear urnas eletrônicas e aprender sobre o trabalho de mesários e técnicos da instituição durante as eleições.
O programa tem o objetivo de contribuir para a formação cultural e cívica dos jovens e também transmitir às novas gerações a visão política como uma atividade nobre, essencial à democracia e à convivência humana.
Para a diretora da unidade, Hovênia Duarte, participando de ações como esta, a escola desenvolve exatamente o seu papel de fomento à consciência dos direitos e deveres dos cidadãos. “Temos que fazer isso, educar na cidadania”, afirmou.
A professora de História, Camila Mendonça, que esteve ao lado dos alunos durante a palestra e a oficina com a urna eletrônica, lembrou que é muito importante que os alunos vivenciem e reflitam sobre a democracia, os direitos e deveres, não somente quando há disputa eleitoral, mas todos os dias.
“Foi feito um histórico sobre o voto no Brasil, explicando a diferença entre voto censitário e voto universal. Esses conceitos são trabalhados nas aulas de História do 8° e do 9º anos, quando analisamos as Constituições e os regimes políticos de cada período histórico. Além disso, o projeto esclareceu as dúvidas sobre como tirar o Título de Eleitor e como é impossível fraudar a urna eletrônica. Os alunos tiveram acesso a muita informação sobre o nosso sistema eleitoral”, enfatizou.
Para o aluno Jhon Paul Carvalho Martins, da turma 905, a visita do TRE foi importante porque muitos alunos com 16 anos ainda não sabem como votar. “Conversamos sobre os benefícios de votar e o mais legal foi aprender a votar nas urnas eletrônicas”, disse.
Por meio de edital lançado pelo TRE, 30 escolas foram selecionadas para participar do projeto em 2019, em todo Estado do Rio de Janeiro. Para solicitar participação, as equipes gestoras se inscreveram ainda no início do ano. Além da Escola Maria Gorete, outras duas unidades de Rio das Ostras participaram do projeto: a Escola Municipal Jerônymo Mendes da Costa, no Recanto, e a Escola Municipal Nilton Balthazar, no Jardim Marileia.
“Um programa como esse é imprescindível para capacitar e estimular jovens e futuros eleitores a exercer livre e conscientemente o direito ao voto, suscitando reflexões acerca de temas como as consequências da corrupção eleitoral, por exemplo, e tendo em vista a responsabilidade social de cada cidadão no exercício da democracia”, evidencia o Secretário de Educação Maurício Henriques.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.