Atividades esportivas promovem reflexão sobre pessoas com deficiências em Rio das Ostras
Time de futebol de amputados de Rio das Ostras levou histórias de superação para estudantes do Colégio Conceito
A gincana pedagógica “Inclusivamente Conceito” não tem um, mas vários ganhadores. Durante dois dias, todos os alunos da instituição de ensino puderam compreender e refletir sobre a inserção das pessoas com deficiência na sociedade. Atividades interativas e histórias de superação, contadas por quem vive na pele todos os dias as dificuldades de ter uma deficiência, marcaram a ação na escola.
Na sexta-feira, dia 2, os estudantes também fizeram várias ações programadas. Uma delas foi o goalball, quando um silêncio enorme tomou conta da quadra. Neste esporte, praticado por atletas que possuem deficiência visual, o objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Todas as equipes apresentaram ainda possibilidades de jogos inclusivos para as mais diferentes deficiências.
No sábado, dia 3, o dia começou com os integrantes do time de Futebol de Amputados de Rio das Ostras (Faro) passando suas experiências de vida, alertando os alunos para os cuidados e provocando cada com as atitudes de respeito e empatia com o próximo. Alunos chegaram a disputar uma partida com o time. Após as outras atividades práticas, a equipe Azul Superação foi o campeão da gincana.
Para Aline de Paula, mãe do pequeno Arthur do 1º ano do Ensino Fundamental I, o tema escolhido para a gincana colabora para o crescimento de cada estudante. “Aqui eles terão o entendimento de que todos somos iguais e que cada um de nós possuímos uma necessidade especial. Isso forma o caráter de seres humanos melhores, conscientes e inclusivos e, consequentemente, de uma sociedade melhor. Essa iniciativa do Colégio Conceito é pioneira e está de parabéns”.
A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Ana Luíza Rufino, terminou a gincana com o sentimento de que todos precisam se esforçar mais. “Pudemos escutar histórias incríveis de superação e de crescimento dos amputados e nós, às vezes, ficamos reclamando da vida. Buscarei ser mais forte e melhorar sempre”, disse ao lembrar que uma das atividades que mais chamou atenção foi a do goalball.
De acordo com a professora de Educação Física, Grazy Almeida, a sensação é de dever cumprido. “Plantamos a semente e tenho a certeza de que eles lembrarão da gincana “Inclusivamente Conceito” com muito orgulho. Desenvolver uma gincana com essa, promovendo a unidade escolar é muito gratificante. Foi de arrepiar ao olhar e ver pai e mãe, apoiando seu filho; a satisfação de cada professor de estar contribuindo; e o sorriso de cada aluno defendendo sua equipe”, finalizou.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.