Rio das Ostras encerra Jornada Pedagógica com grandes nomes da Educação

A Jornada Pedagógica de Rio das Ostras terminou na terça-feira, 30, trazendo grandes nomes, que apresentaram palestras e painéis interativos para os profissionais de Educação do Município. Cerca de três mil professores participaram do evento, que durou dois dias.

A programação, que teve início às 8 horas e terminou às 22 horas no auditório da Igreja Dignus Est, possibilitou trocas de experiências e práticas entre os professores da Rede Municipal de Ensino com o intuito de transformar o ambiente escolar.

 

 

Os participantes puderam assistir à palestra “Práticas Pedagógicas para a Inclusão”, do Doutor e Mestre em Educação Antônio Eugênio Cunha, jornalista e pesquisador de Políticas Públicas em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

 

O palestrante abordou a diferença entre currículo adaptado e funcional. “Nós somos os pilotos nas salas de aula. A inclusão dos estudantes se faz nas escolas. Quando o afeto ensina, o cérebro aprende muito mais. O afeto entra para amenizar a dificuldade de lidar com a imprevisibilidade da educação especial”, destacou.

 

 

Em seguida, Celso Vasconcelos, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ministrou a palestra “(In)disciplina: a questão do interesse  e da mobilização  – Desafios e Perspectivas Contemporâneas”.

 

 

Fechando o ciclo de palestras, a escritora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Maria Tereza Maldonado debateu os desafios do equilíbrio na apresentação “Vida Profissional e vida pessoal: o equilíbrio difícil, porém possível”.

 

 

“Ao longo dos anos, a gente vai construindo esse delicado equilíbrio entre vida particular e profissional. Tem período em que é mais difícil e outros muito mais fácil. É realmente um processo”, ensinou a palestrante.

 

 

PAINÉIS INTERATIVOS – À tarde, a Jornada Pedagógica trouxe o Painel Interativo “A Pedagogia de Paulo Freire”, com Chico Alencar, graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas.

 

 

“Esse encontro é muito importante. Rio das Ostras está de parabéns por promover esta Jornada Pedagógica para os professores da Rede Municipal de Ensino. De acordo com Paulo Freire, com as crianças devemos aprender a estar sempre irrequietos e curiosos para aprender”, defendeu.

 

 

O mediador foi o professor Luciano Barboza, Coordenador Geral do Sindicato de Educação dos Profissionais de Educação (SEPE) de Rio das Ostras/Casimiro de Abreu.

 

 

MAIS PRÁTICA – Para a orientadora social do Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto S. Barcellos (CIC) Raylane Alves, a Jornada foi um momento especial para refletir sobre as práticas pedagógica nas escolas municipais de Rio das Ostras. 

 

“O evento ajudou a fortalecer as práticas educativas e a socialização de metodologias que despertam o interesse e a aprendizagem. A Jornada Pedagógica também é um espaço de oportunidades e de formação para todos os professores”, completou Andréa Vasconcellos, coordenadora pedagógica da Secretaria de Bem-Estar Social.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.