Referencial Curricular de Rio das Ostras é construído pelos professores da Rede Municipal
Desde fevereiro de 2018, professores da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras, em suas diferentes disciplinas e segmentos, têm se reunido para discutir as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a partir dela, construir o novo RECRO – Referencial Curricular de Rio das Ostras.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que contém as competências e as habilidades essenciais para direcionar os currículos escolares em todo o país.
O trabalho colaborativo entre Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Município e as Unidades Escolares é o princípio deste processo. O documento, em sua conclusão, deverá responder às diferentes opiniões e realidades das Escolas Municipais de Rio das Ostras. Será o norteador de propostas pedagógicas em sala de aula nos próximos anos, promovendo mais qualidade e equidade na aprendizagem dos estudantes.
Para garantir a contribuição de todos, foi colocada à disposição dos docentes das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal, a partir do dia 08 de julho de
2019, uma ferramenta digital para contribuições individuais no documento em referência: a plataforma “RECRO em Construção”.
A plataforma representa um espaço complementar às reuniões presenciais, onde os professores podem sugerir novas proposições para o documento em construção.
PASSO A PASSO – As unidades escolares receberam um “passo a passo” para acesso à plataforma e a Subsecretaria Pedagógica de Educação fornece suporte aos professores que necessitarem utilizar essa ferramenta.
Para Valéria Bragança, Subsecretária Pedagógica de Educação, o momento é de reflexão e de quebra de paradigmas na Educação Municipal. “Ao oportunizar a participação de todos nos encontros presenciais e por intermédio da plataforma online, almejamos discussões significativas e enriquecedoras para o processo, o que irá resultar na construção participativa e democrática do novo Referencial Curricular de Rio das Ostras”, conclui a Subsecretária.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.