Mostra em cartaz na Casa de Cultura de Rio das Ostras leva a refletir sobre a igualdade
Para compor as telas, Valéria trabalha com colagens de diversos materiais como tecidos, linhas, papéis, com a intenção de criar texturas e volumes táteis. Ela também utiliza tintas variadas como PVA, acrílica e óleo.
A artista explica que a série de figuras humanas fala do fascínio que tem pela evolução do ser. “Em cada uma delas tento expressar o que não consigo colocar em palavras ou em qualquer outra forma de expressão artística”, explica.
São figuras femininas e de casais sem rostos, envoltos em luz e cor, que trazem variados sentimentos. “Os personagens se definem no olhar do expectador. Para mim significam igualdade, já que somos iguais e singulares ao mesmo tempo”, completa.
TRAJETÓRIA – Carioca, formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Valéria atua como professora. Desde 2000, mora e leciona em Macaé para alunos do Ensino Fundamental II, além de ministrar oficinas de mosaico e pinturas diversas em tecidos.
Como professora, fala da importância de despertar nos alunos um olhar mais sensível a tudo que os rodeia. Segundo Valéria, para a arte gerar autoconhecimento é preciso prestar atenção às nossas perguntas internas em busca de respostas. “Meu trabalho me leva a uma viagem para dentro de mim mesma e o que encontro ressoa com o que vejo e sinto externamente”, conclui.
SERVIÇO:
Exposição: “Poética”, de Valéria Lobo
Local: Casa de Cultura Bento Costa Júnior
Endereço: Rua Bento Costa, 70, Centro
Período: 03/07 a 02/08
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; sábados, de 13h30 às 17h30