Rio das Ostras se prepara para Conferência Municipal dos Direitos do Idoso
Evento acontece neste sábado, dia 18, a partir das 8h, no Escola América Abdalla
Rio das Ostras se prepara para mais um evento que pode definir políticas públicas importantes voltadas para os idosos. Neste sábado, dia 18, das 8h às 17h, será realizada a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que este ano traz como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”. O evento acontece na Escola Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança.
Na programação, após credenciamento às 8h, haverá uma apresentação cultural do idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, referenciado nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Pela manhã, também serão realizadas palestras. A primeira, que acontece às 10h, é sobre “Direitos Fundamentais na Construção das Políticas Públicas e a Educação: Assegurando direitos e emancipação humana”. Já às 11h, a palestra é com o tema “Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”.
No período da tarde, tem mais uma apresentação cultural do SCFV e, em seguida, começam as atividades dos grupos de trabalho, que serão divididas em quatros eixos com os seguintes temas de discussões: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas. Depois serão apresentados os relatórios.
Para finalizar, haverá a eleição dos delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual.
DESAFIOS – A Secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho, ressalta que a Conferência é um momento muito especial para o município, pois abre espaço para que a comunidade possa refletir e discutir temas relevantes em atenção aos idosos de Rio das Ostras e também destaca que o evento foi preparado com muito carinho juntamente com o Conselho Municipal do Idoso.
“Esse ano temos como desafio pensar em propostas para o enfrentamento a violação de direitos da pessoa idosa e a construção de políticas públicas voltadas para a emancipação humana. Como gestão precisamos buscar cada vez mais alternativas e apoio para melhorar a vida dos nossos idosos e preparar as futuras gerações para que possam entender o processo de envelhecimento, respeitar e cuidar da pessoa idosa”, finaliza.
FONTE: ASCOM – PMRO.