Projeto Ronda Escolar faz sua primeira apresentação Lúdica em Rio das Ostras
O projeto Ronda Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação de Rio das Ostras, realizou sua primeira apresentação lúdica na Escola Municipal José de Oliveira Martins, em Costazul.
Com o olhar atento, 96 crianças com idade de três a cinco anos, observavam e interagiam com os fantoches e com a Guarda Municipal, que conduzia a peça. O tema abordado com os estudantes foi o trânsito.
Muito empolgados, os alunos aprenderam sobre as cores do semáforo, o momento de atravessar em segurança, a importância de usar a cadeirinha no transporte nos veículos e sobre o uso de capacete.
Para o Inspetor e responsável pelo Departamento de Prevenção Escolar, André Luiz Monteiro Tristão, o grande desafio é desenvolver a prevenção nas escolas. “ Hoje precisamos fazer a parte preventiva com as crianças. O Prefeito Marcelino comprou a ideia de realizarmos esse projeto de forma diferenciada nas escolas, atuando com o teatrinho de fantoches e as palestras. Sabemos que cada escola do Município tem uma realidade e desenvolveremos palestras. Os temas da apresentação lúdica são escolhidos de acordo com a necessidade dos alunos. Um desafio que realizaremos com sucesso”, destaca o Inspetor.
O novo modelo de Ronda Escolar tem dois Departamentos de Inspetoria. Um atua coibindo a criminalidade no ambiente escolar, dando mais segurança para alunos, educadores e pais. Já o outro fica responsável pela prevenção, atuando com guardas municipais capacitados, que realizam os projetos lúdicos, como o teatro de fantoches, com temas para alunos do Pré-escolar até o 5 º ano do Ensino Fundamental. Estão previstas diversas palestras voltadas aos jovens do Ensino Médio.
“Sou apaixonada pela minha profissão e em trabalhar com crianças e jovens. A aproximação com este público faz com que crie uma relação de confiança com a Guarda, resultando em informações relevantes. Com isso levamos mais segurança aos alunos e funcionários. As crianças conseguem sensibilizar seus pais para questões importantes do trânsito, como o uso da cadeirinha, do cinto de segurança e do capacete. Elas transmitem vários aprendizados que podem mudar a atitude dos adultos. Nossa equipe está apaixonada por esse projeto”, destaca a Inspetora Ana Claudia Cordeiro Silva.
As apresentações lúdicas e palestras serão ministradas nas 48 unidades escolares do Município e têm como objetivo colaborar com a diminuição da violência. As viaturas também atuam nas unidades escolares fazendo a travessia dos alunos em sua entrada e saída das unidades.
FONTE: ASCOM – PMRO.