Rio das Ostras promove ações em Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 26, na Praia do Bosque

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é nesta sexta-feira, dia 26, e para conscientizar a população sobre os cuidados básicos para prevenir a doença, Rio das Ostras vai celebrar a data com realização de algumas ações no Município. O evento acontece das 8h às 12h, no Quiosque da Bianca, na Praia do Bosque, com ações educativas, orientações nutricionais e atividades físicas.

 

Durante a manhã, será realizado o acolhimento de usuários de programas da Rede Municipal de Saúde e aula de Yoga. Além disso, haverá uma tenda montada para aferição de pressão arterial; café colaborativo; Roda de Conversa com o tema “O sal invisível”; que será ministrada por nutricionistas e estudantes de Nutrição da UFRJ; alongamento e meditação.

 

As ações são direcionadas aos usuários do Grupo Hiperdia (que atende hipertensos e diabéticos), do Grupo de Apoio ao Emagrecimento – GAE, aos pacientes em acompanhamento de saúde nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família e também aos munícipes interessados no tema.

 

HIPERDIA – Segundo a responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN, Adelaide Martins Câmara, o Programa Hiperdia de Rio das Ostras já existe há mais de 10 anos e atua no acompanhamento da saúde dos pacientes hipertensos e diabéticos. Participam ativamente do Hiperdia entre 40 a 60 usuários por semana. A equipe conta com enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista e também com a participação de estagiários de Nutrição da UFRJ.

 

No Programa, são realizadas diversas atividades, dentre elas: aferição e orientações para controle da pressão arterial, uso correto das medicações prescritas, atividades físicas, orientações nutricionais, entre outras. Além de atividades externas como visitas as Unidades da Secretaria do Meio Ambiente para promover o uso de plantas medicinais e fitoterápicos.

 

“A hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de Infarto Agudo do Miocárdio – IAM, Acidente Vascular Cerebral – AVC e também de morte. De acordo com o Ministério da Saúde é um mal que atinge cerca de 25% da população brasileira, por isso é tão importante o trabalho de conscientização”, ressalta Adelaide Martins, lembrando ainda que ao tratamento estão sendo agregadas as práticas integrativas do cuidado com a saúde como auriculoterapia, homeopatia, yoga e reike solidário. Além da promoção da discussão e construção em grupo do autocuidado.

 

O Grupo Hiperdia funciona no auditório do Centro de Saúde de Rio das Ostras.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.