Moradores da zona rural de Rio das Ostras fazem curso gratuito de produção de derivados de leite

Um grupo de 15 moradores de Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, está participando do Curso de Produção de Derivados de Leite – boas práticas de fabricação.

Com 24 horas de duração, a qualificação acontece em três encontros, o último deles marcado para o dia 24 de abril, nos quais os cursistas aprendem a fazer diferentes tipos de queijo, do minas padrão ao cottage, requeijão, bebida láctea, manteiga e até sorvete.

O curso gratuito é uma parceria do Departamento Agropecuário da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Cidade com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. Essa mesma parceria vai beneficiar os produtores da Cidade também com os cursos de criação de aves de corte e postura, que acontecem, respectivamente, entre os dias 6 e 8 de maio e 13 e 15 de maio.

Ministrado pela instrutora Beatriz Miranda, o curso não se limita a ensinar receitas e orienta sobre os cuidados necessários com a higiene pessoal e dos utensílios e equipamentos usados na fabricação dos derivados de leite. “As boas práticas de fabricação agregam valor ao produto comercializado. Por isso explicamos sobre normas de conservação, transporte e prazo de validade”, informa Beatriz.

Queijos minas nas variedades padrão, frescal, temperado e recheado com goiabada, ricota e cottage, bebida láctea, iogurte, requeijão, manteiga, doce de leite e sorvete.  Os derivados de leite ensinados nos cursos são muitos e todos saborosos. E o melhor é que vão garantir a geração de renda para os participantes, possibilitando ampliar e diversificar produtos.

“Já sou fabricante de queijos e, com o curso, estou aprendendo as melhores técnicas de armazenar meus produtos e ainda tendo mais informações sobre prazos de validade. Sem falar na questão do aproveitamento integral do leite. Antes jogava fora o soro e agora pretendo usá-lo para bebida láctea e queijo ricota”, conta o produtor orgânico Frederico Pessanha.

Na Feira do Produtor Rural realizada aos sábados, no Centro de Rio das Ostras, Sandra Bandeira já comercializa frango e ovos caipiras. Com o curso ministrado pela Senar, quer diversificar ainda mais a oferta de produtos. “Como muitas pessoas já vendem queijo minas na feira, pretendo oferecer outras receitas que aprendi aqui, como o requeijão e o queijo cottage”, planeja.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.