Aproveitamento integral dos alimentos é tema de palestra no Parque dos Pássaros
Parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com UFRJ levou informação sobre cozinha sustentável para crianças da Cidade
Alimentação saudável e com economia. O reaproveitamento de cascas, sementes, talos e folhas evita o desperdício na cozinha e ainda garante receitas nutritivas. Por intermédio da parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com a Reitoria de Extensão da UFRJ / Macaé, informações assim foram levadas para um grupo de crianças nesta terça-feira, dia 19. A palestra aconteceu no auditório do Parque dos Pássaros.
A palestra sobre cozinha sustentável integra o projeto “Desenvolvimento de Produtos de Origem Vegetal”, do Curso de Nutrição da UFRJ de Macaé, que beneficia a Região Norte Fluminense. Na plateia estavam as crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul e alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.
“Com as palestras, queremos orientar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos, evitando os desperdícios, e ainda formar multiplicadores de informação”, explica a professora Laís Buriti, coordenadora do projeto, que conta com a participação das alunas bolsistas Carla Suellen Rosa, Remely Rodrigues e Tamiris Muniz.
A garotada mostrou que assimilou bem o aprendizado recebido. “As cascas dos alimentos, que sempre vão para o lixo, podem ser usadas em muitas receitas gostosas”, explica Yasmin Gomes, de 10 anos, que faz parte do grupo do Cras Sul.
Alunos da Escola Municipal Nilton Balthazar que compareceram a palestra também estão prontos para multiplicar as informações. “Não fazia ideia que 1,3 bilhão dos alimentos do mundo são jogados fora a cada ano”, conta Pedro Paulo Rodrigues, de 11 anos, que cursa o 7º ano, sobre uma informação que o impactou.
Todos podem colaborar para diminuir o desperdício, como explicam Pedro Paulo e seu colega de turma Samuel de Souza, de 13 anos. “As folhas de beterraba e cenoura ficam ótimas nas saladas”, afirma Pedro. “É possível usar a casca de banana para fazer um bolo”, completa Samuel.
Depois da palestra, as crianças puderam experimentar uma receita com aproveitamento integral dos alimentos, o bolo feito com suco e casca de laranja.
FONTE: ASCOM – PMRO.