Equipes do IFF e da Prefeitura fazem expedição de pesquisa nos rios da Cidade

 

Uma nova parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com uma instituição de ensino está possibilitando importantes pesquisas ambientais na Cidade.

Dessa vez o objeto de estudo são os rios do Município e suas Áreas de Preservação Permanente (APP).

 

Com apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, uma equipe de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Engenha Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA-IFF) de Macaé realizou uma expedição nos trechos navegáveis e urbanos dos rios das Ostras, Jundiá e Iriry.

 

A expedição, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, teve a participação da equipe do PPEA-IFF – composta pelos professores José Augusto Ferreira da Silva e Vicente de Paulo Santos de Oliveira, que coordenaram as atividades, e a mestranda Bárbara Barcellos de Almeida Lopes Oliveira – e dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Todo o levantamento de campo realizado teve o objetivo de atender as demandas da pesquisa intitulada “Área de Preservação Permanente (APP) de Corpos Hídricos em Perímetro Urbano: Conflito no Uso e Ocupação das Terras no Município de Rio das Ostras (RJ)”.

 

Segundo os pesquisadores do PPEA-IFF, o objetivo desta primeira expedição foi avaliar as condições do uso do solo urbano nas áreas de APPs, realizando marcações de coordenadas geográficas e coleta de água dos rios que terão sua qualidade analisada para dar subsídio ao Poder Público. Está prevista uma nova campanha, com os mesmos objetivos, na região rural da Cidade, incluindo as nascentes dos rios.

 

“A parceria entre instituições acadêmicas e a Prefeitura são de extrema importância porque podem trazer ao Município os resultados das pesquisas como instrumentos de gestão dos recursos naturais locais”, explica Silvana Sarzedas, secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.