Sorrir na Melhor Idade recebe 102 idosos em primeiro dia de atendimento
Projeto pioneiro no Município teve início no último sábado, dia 23
O primeiro dia de atendimento do Projeto Sorrir na Melhor Idade, lançado na última semana em Rio das Ostras, foi um sucesso. Foram atendidos no sábado, dia 23, 102 idosos, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, situado no prédio da Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, em Cidade Praiana.
Antes das consultas, os idosos assistiram a uma palestra com a equipe da Saúde Bucal de Rio das Ostras, em que tiveram orientações sobre como se alimentar, técnicas de escovação, uso de fio dental e também sobre possíveis doenças que podem ser adquiridas por conta de bactérias instaladas na boca, devido à falta de cuidados com os dentes. Todos os idosos receberam kits de higiene bucal. Depois passaram por uma primeira consulta e prontuário, para agendar os tratamentos necessários de cada um.
Para a moradora da Extensão do Bosque, Maria de Lourdes Sá Fonte-Boa, de 75 anos, o atendimento foi mais que especial. Ela marcou a consulta e vai iniciar um tratamento depois do Carnaval.
“A palestra foi bem instrutiva e achei sensacional. A equipe toda é muito competente e é a primeira vez que vejo esse cuidado especial com os idosos. Agora a Saúde em Rio das Ostras vai para frente. Foi tudo maravilhoso”, destacou Maria.
Os atendimentos do Sorrir na Melhor Idade serão feitos sempre aos sábados, das 8h às 18h. A equipe conta com quatro dentistas, três auxiliares de Saúde Bucal e um profissional administrativo.
A diretora do Departamento de Saúde Bucal de Rio das Ostras, Germana Medeiros, disse que o primeiro dia de atendimento foi uma grande surpresa, pois superou a expectativa que era de 60 consultas e chegaram a 102 atendimentos. “É um projeto pioneiro em acolhimento e exclusivo para os idosos que, geralmente, tem acesso reduzido em muitos serviços. Esse é o maior diferencial e estamos muito felizes em poder proporcionar esse atendimento para eles. É gratificante para todos nós”, acrescentou.
PROJETOS FUTUROS – O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, também marcou presença no primeiro dia de atendimento do projeto. Segundo ele, a Administração Municipal pretende expandir este serviço para os servidores públicos.
“Isso é só o começo. Contamos com uma equipe competente e tenho certeza que esse projeto vai fazer a diferença. Primeiro foram os idosos e temos que resgatar a autoestima dos servidores também. Queremos investir no ser humano, na saúde. Se não for para melhorar a qualidade de vida de toda a população, não adianta”, concluiu o prefeito.